MAIS MÉDICOS: STF julga nesta semana o futuro dos cursos de medicina pelo programa

O futuro dos cursos de medicina no Brasil está em discussão, com o Supremo Tribunal Federal (STF) a decidir se esses cursos devem ser abertos exclusivamente através do programa Mais Médicos.

A decisão do STF poderá afetar cerca de 10 mil vagas que foram apresentadas ao Ministério da Educação (MEC) com uma liminar. Isso é o dobro das vagas criadas nas duas edições do Mais Médicos e representa um terço das 30,8 mil vagas de medicina em faculdades privadas.

O STF julgará se os cursos de medicina devem ser abertos exclusivamente através do Mais Médicos. O julgamento começou na sexta-feira (25) e continuará até 1º de setembro.

A decisão do decano

Gilmar Mendes, decano do STF, em sua decisão, afirmou que os processos que “ultrapassaram a fase inicial de análise documental” podem continuar.

Isso se refere aos pedidos de faculdades que tiveram a maioria dos documentos aprovados e estão apenas aguardando a visita do MEC para verificar se a estrutura do curso é adequada.

A situação atual

De acordo com um relatório do Inep, havia até o início de agosto 124 pedidos judiciais que, juntos, somavam quase 8,4 mil vagas. No entanto, nas últimas semanas, vários processos avançaram e já chegaram à fase de visita ao campus.

A estimativa é que existam mais de 170 processos nesse status, representando cerca de 10 mil vagas de medicina.

A Associação Nacional das Universidades Privadas (Anup) acredita que a liberação dessas 10 mil vagas judicializadas comprometerá o Mais Médicos.

Eles argumentam que os processos para abertura de cursos em cerca de 95 municípios irão competir com o Mais Médicos, um programa do governo federal que faz contrapartidas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi) também questiona a concorrência por leitos disponíveis para os alunos de medicina, mas seu questionamento é em relação às instituições públicas de ensino.

O programa Mais Médicos

Entre as medidas que voltaram com o 3º mandato do presidente Lula está o programa Mais Médicos. A iniciativa tinha sido lançada na regência da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2013.

Na época, a então presidenta foi fortemente criticada por trazer médicos estrangeiros, na sua grande maioria, cubanos, para que pudessem trabalhar em nos locais mais necessitados do país.

Cerca de R$ 712 milhões estão sendo investidos com o objetivo de contratar 15 mil profissionais da saúde. A nova versão do programa Mais Médicos vai ter como prioridade os profissionais que já trabalham no país.

Todavia, caso não haja necessidade, o governo fará contato com profissionais da área no âmbito internacional. Veja o que o presidente Lula falou a respeito disso:

“Nesse momento, o foco está em garantir a presença de médicos brasileiros no Mais Médicos, um incentivo aos profissionais do nosso país. Se não houver quantitativo, teremos a opção de médicos brasileiros formados no exterior. E, se ainda assim não tivermos os profissionais, optaremos por médicos estrangeiros. O nosso objetivo não é saber a nacionalidade do médico, mas a nacionalidade do paciente, que é um brasileiro que precisa de saúde.” – disse o presidente durante a cerimônia de lançamento do programa Mais Médicos.

Mais Médicos foi relançado com o objetivo de levar os profissionais da saúde a regiões remotas do país. Conforme o Ministério da Saúde, além promover ações para o recebimento de mais médicos, o programa também está se atentando aos processo de formação desse profissionais, de modo que não abandonem seus postos por necessidade de especializações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.