CONCURSO PM 2023: contrato é assinado e edital com 4.400 vagas será lançado em breve

A Polícia Militar do estado do Pará está prestes a lançar um novo concurso público com excelentes oportunidades para quem deseja ingressar na carreira militar. O contrato entre a PM-PA e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) foi assinado no dia 28 de agosto, marcando o início dos preparativos para a seleção. Agora, o próximo passo é a divulgação do edital e a abertura das inscrições.

Vagas e Requisitos

O concurso PM-PA 2023 oferecerá um total de 4.400 vagas, distribuídas entre o Curso de Formação de Praças Combatentes e o Curso de Formação de Oficiais Combatentes. As vagas serão divididas da seguinte forma:

  • Soldados: 4.000 vagas
  • Oficiais: 400 vagas

Para concorrer ao cargo de Soldado, é necessário possuir ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos, altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, além da Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”.

Já para a carreira de Oficial, é necessário ter nível superior completo, idade entre 18 e 30 anos, altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, e também possuir a Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”.

Último Concurso

O último concurso da Polícia Militar do Pará foi realizado em 2020, oferecendo 2.405 vagas para os cargos de Soldado e Oficial. Naquela ocasião, os requisitos eram um pouco diferentes dos atuais.

Para concorrer ao cargo de Oficial, era necessário possuir curso de bacharel em Direito, idade entre 18 e 30 anos, altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B” e outros requisitos. Já para a carreira de Soldado, os candidatos precisavam ter ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos, altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B” e outros critérios.

Etapas do Concurso

O concurso PM-PA 2023 seguirá um processo seletivo com várias etapas, que poderão ser similares às do concurso anterior. As etapas do concurso anterior incluíram:

  1. Prova de Conhecimentos: prova objetiva e discursiva, abordando disciplinas como Língua Portuguesa, Direitos Humanos, Legislação Institucional, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Processo Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Penal Militar, Direito Processual Penal Militar e Legislação Penal Especial.
  2. Exame de Avaliação Psicológica: teste de personalidade, inteligência e habilidades específicas, além de entrevista.
  3. Exame de Avaliação de Saúde: avaliação médica para verificar a aptidão física e mental dos candidatos.
  4. Teste de Avaliação Física: avaliação das capacidades físicas dos candidatos, como resistência, força e agilidade.
  5. Investigação dos Antecedentes Pessoais: verificação dos antecedentes criminais e conduta dos candidatos.

Preparação para o Concurso

Com a proximidade da divulgação do edital, é importante que os candidatos interessados no concurso PM-PA 2023 comecem a se preparar o quanto antes. Algumas dicas para uma preparação eficiente incluem:

  • Estudar as disciplinas previstas no edital, dando foco especial às áreas de maior peso na prova.
  • Resolver questões de concursos anteriores para familiarizar-se com o estilo das perguntas e treinar o tempo de resposta.
  • Fazer simulados para testar os conhecimentos adquiridos e identificar pontos fracos a serem melhorados.
  • Participar de cursos preparatórios ou utilizar materiais de estudo confiáveis, como apostilas e videoaulas.
  • Manter uma rotina de estudos disciplinada e organizada, reservando tempo para revisões e descanso adequado.

O concurso PM-PA 2023 promete ser uma excelente oportunidade para quem busca uma carreira na área militar. Com um número significativo de vagas e requisitos claros, é importante que os candidatos estejam preparados para enfrentar todas as etapas do processo seletivo. Mantenha-se atualizado sobre as novidades e não deixe de se preparar com antecedência para conquistar uma vaga na Polícia Militar do Pará.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.