LULA confirma que fará REVOLUÇÃO no agronegócio brasileiro e choca brasileiros

O governo está trabalhado para contribuir com o fortalecimento do agronegócio no país e para garantir os alimentos mais acessíveis para toda a população. No entanto, as altas taxas dos juros que Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, vem praticando, têm sido um obstáculo para o Brasil.

Lula discutiu sobre o assunto durante a terceira edição de “Conversa com o Presidente”, live transmitida nesta manhã de terça-feira (27). O presidente anunciou que, em breve, será divulgado o novo Plano Safra, onde os produtores do agronegócio terão R$ 364 bilhões disponibilizados em empréstimos. No entanto, ele lamentou que a taxa de juros deverá ser de 10% ao ano, em média.

É caro. Poderia ser mais barato. Mas há um indivíduo no Banco Central que faz a taxa de juros ser 13,75% ao ano“, explicou Lula.

Importância do agronegócio no Brasil

O presidente, na live, também mencionou que haverá o fornecimento de R$ 75 bilhões para empréstimos destinados à agricultura familiar. Contudo, embora tenha taxas um pouco mais baixas, também enfrenta dificuldades devido à atuação prejudicial do Banco Central alinhado ao governo Bolsonaro.

Luiz Inácio destacou a importância para o Brasil tanto do agronegócio, composto pelos médios e os grandes produtores, quanto da agricultura familiar. Ele ressaltou que, embora o setor seja um grande exportador, também contribui para o abastecimento interno, fornecendo, por exemplo, ração de soja e milho para a produção avícola.

Quanto à agricultura familiar, Lula enfatizou sua importância fundamental. Isso porque é responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam às mesas das famílias.

Para garantir os alimentos mais acessíveis, Lula afirmou que o governo quer fortalecer ainda mais a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Dessa forma, retomará a formação dos estoques dos alimentos.

Para que serve o estoque? Se, em tempos de crise, um determinado produto começa a subir muito de preço, você coloca no mercado o estoque daquele produto para reduzir o preço. E se o preço cai muito, você compra para o estoque e garante um preço mínimo para que o produtor não tenha prejuízo em sua produção“, esclareceu.

Medidas adotadas para a redução do preço

Dessa forma, o governo adotará três medidas para ajudar na redução do preço dos alimentos:

  1. Garantia de que os agricultores continuem produzindo.
  2. Formação dos estoques.
  3. Redução do valor dos combustíveis.

Isso impacta positivamente os custos de transporte e beneficia o mercado dos alimentos.

LULA confirma que fará REVOLUÇÃO no agronegócio brasileiro e choca brasileiros
Transmissão ao vivo aconteceu nesta terça-feira (27) – Imagem: PT

Redução de conflitos no campo

Lula aproveitou sua live para mostrar a nova ideia que visa a redução de conflitos dentro do campo. O Governo Federal realizará um levantamento em parceria com todos os estados a fim de identificar terras devolutivas e improdutivas existentes no Brasil, as quais, conforme a Constituição, serão destinadas à reforma agrária.

Dessa forma, movimentos rurais já não precisarão ocupar as terras de maneira a pressionar o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para a avaliar as áreas.

Essa é uma novidade que não havia pensado durante meu primeiro e segundo mandatos. Surgiu agora, e nós a colocaremos em prática. Faremos um inventário das terras improdutivas e devolutas deste país, onde poderemos estabelecer assentamentos agrícolas para aqueles que desejam trabalhar no campo sem a necessidade de confrontos“, afirmou Lula.

Dessa forma, faremos uma pequena revolução na agricultura brasileira, permitindo que vivamos em paz, produzamos mais e com maior qualidade. Para alcançar a paz no campo, não precisamos de armas, mas sim de estômagos cheios, pessoas trabalhando e prosperando“, acrescentou.

Combate à desigualdade

O combate à desigualdade foi outro tema abordado por Lula durante a conversa. Ele ressaltou que, embora os europeus estejam preocupados com a questão climática, muitas vezes não percebem que a preservação ambiental visa o bem-estar das pessoas.

A questão climática e a desigualdade não podem ser discutidas separadamente. O clima pode ser maravilhoso, mas as pessoas precisam ter comida para comer, água potável para beber, educação e saúde de qualidade“, argumentou o presidente.

Por isso, o Brasil decidiu sediar a 30ª cúpula do clima da ONU (COP-30) em Belém. Luiz Inácio expressou o desejo de que aqueles que têm interesse na Amazônia a visitem para conhecer a realidade da região. Ele enfatizou que a Amazônia possui uma rica biodiversidade, mas também é habitada por muitas pessoas que precisam de melhores condições de vida.

Cuidar do clima significa cuidar das pessoas juntamente com a natureza“, ressaltou Lula.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.