Lucro do FGTS: depósitos já foram concluídos; veja se você pode receber

A CEF informou que os depósitos já foram feitos

Em 2020, aproximadamente 88,6 milhões de cidadãos receberam a distribuição de lucro do Fundo de Garantia. A CEF informa que concluiu os depósitos feitos nas contas. Saiba mais na matéria desta segunda (27) no Notícias Concursos.

Lucro do Fundo de Garantia: entenda um pouco mais a respeito

A Curadoria do FGTS optou por destinar R$ 8,129 bilhões aos trabalhadores por conta do lucro do Fundo de Garantia. Esse montante é equivalente a 96% dos 8,467 bilhões de reais arrecadados pelo FGTS no ano de 2020. O depósito está previsto para ser feito no final deste mês, mas será concluído uma semana antes do prazo.

Os cálculos dos valores

O valor de referência corresponde ao saldo de cada conta em 31 de dezembro de 2020. Qualquer pessoa com múltiplas contas obterá crédito para todas elas, mas respeitando a proporção dos saldos.

Para saber qual parcela de lucro será depositada, basta o cidadão multiplicar seu saldo individual das contas do FGTS até 31 de dezembro de 2020 por 0,01863517. Tal fator quer dizer que, em prática, em cada 1.000 reais de saldo, os acionistas receberão 18,63 reais. Por exemplo, quem estiver com 2.000 reais ganhará 37,27 reais e, até o final de 2020, quem estiver com 5.000 reais terá seu valor elevado para 93,17 reais.

lucro do Fundo de Garantia
Lucro do Fundo de Garantia: depósitos já foram concluídos; saiba como consultar se você tem a receber – Foto: Governo Federal

Na prática, essa distribuição de lucros aumentou o rendimento do FGTS em 2021 para 4,92%, 0,4 ponto percentual superior à inflação oficial em 4,52% acumulada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2020. Legislada, a taxa de retorno do FGTS é de 3% ao ano junto com a taxa referencial (TR). Assim, desde 2017, é que a TR voltou a zero.

Como verificar seu saldo de FGTS

Os trabalhadores têm duas formas principais de verificar seus saldos de FGTS. Na primeira, faz-se pelo aplicativo FGTS, que pode ser usado em celulares iOS e Android. A segunda é verificar o extrato dentro do site ou nos caixas eletrônicos da Caixa.

Quem não conseguir efetivar a consulta através da Internet deve dirigir-se a uma agência e solicitar o extrato pessoalmente. A instituição também envia um extrato em papel do FGTS para o endereço cadastrado bimestralmente. Quem mudar de residência, deverá procurar a agência ou ligar para 0800 – 726 0101 e fornecer o novo endereço.

Retirada do FGTS

O pagamento do lucro do Fundo de Garantia não altera as regras do saque. Esse dinheiro só pode ser retirado nas circunstâncias especiais, como: as demissões sem a justa causa, aquisição de imóveis ou doenças graves. A participação em saques-aniversários dá direito a sacar parte dos saldos no prazo de dois meses logo após seu mês do nascimento. Mas, em caso da demissão sem a justa causa, se perde o direito ao resgate do fundo integral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.