Como estudar Linguagens para o Enem

O Enem é o exame mais importante do ano para a maioria dos estudantes. Ele é a porta de entrada para as melhores universidades do país. Isso faz com que, todos os anos, a concorrência aumente de modo considerável.

Se sair bem na prova de Linguagens e na prova de redação é fundamental para quem quer garantir uma vaga. Por isso, separamos algumas dicas para você se preparar agora nessa reta final.

A primeira dica é treinar sua leitura. As provas de Linguagens costumam ser extensas e trazer muitos textos. Por isso, as questões exigem uma habilidade dinâmica de interpretação maior que em outras disciplinas. Exercitar a leitura vai otimizar o tempo necessário para responder às questões. Na disciplina de Língua Portuguesa, você deve estudar os principais movimentos literários e artísticos do Brasil, bem como seus representantes. Esse é um assunto recorrente em todas as edições do exame.

De modo geral, o que o estudante precisa fazer é compreender as competências exigidas em cada área, traçar um planejamento, e refazer provas anteriores.

No que diz respeito à redação, o formato exigido pelo Enem é o dissertativo. Esse é um gênero de natureza argumentativa. Ou seja, o autor deve desenvolver uma ideia ou questionamento e apresentar uma consideração final conte com o já exposto. Além disso, é necessário seguir uma estrutura textual com parâmetros bem definidos.

Fique por dentro das notícias e veja quais são os assuntos de interesse público nacional e internacional que podem vir a ser tema da redação.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.