Lucro do FGTS: o que é e como sacar esse valor

Confira todas as condições apropriadas para ter direito ao lucro do FGTS agora mesmo

O Governo Federal distribuiu o lucro do FGTS, com o ano base de 2021, em julho deste ano. Dessa forma, muitas dúvidas surgiram a respeito de como sacar esse valor.

Em primeiro lugar, o lucro deste Fundo tem como destino os trabalhadores. Segundo a constituição, o Governo é obrigado a repassar 50% dos ganhos obtidos com os valores no ano base a mais de 100 milhões de brasileiros que trabalham no regime CLT.

Se você faz parte dessa categoria, e quer saber como funciona e como sacar, sugerimos que não deixe de acompanhar este artigo até o final para ficar por dentro desse assunto.

O que é o lucro do FGTS?

Como a maioria da população brasileira é assalariada, a cada ano, as contas de FGTS arrecadam milhões de reais. Então, esses valores ficam retidos em uma conta, criada especificamente com essa finalidade.

Como o seu saque não pode ser feito a qualquer hora, mas somente em situações específicas, esse dinheiro fica parado. Dessa forma, ele fica rendendo durante o tempo em que o trabalhador não o utiliza. E é a partir desse rendimento que se calcula o lucro do FGTS a cada ano.

Segundo a lei nº 13.446 de 2017, o Ministério da Economia deve repassar a todos os trabalhadores, com saldos na conta do FGTS até o último dia de dezembro do ano base, 50% de todo lucro obtido com os valores.

Estima-se que em 2021 o governo arrecadou mais de 13 bilhões de reais em lucros. Consequentemente, esse valor foi creditado nas contas FGTS dos trabalhadores em julho deste ano. Agora, saiba como realizar o cálculo do lucro do Fundo de Garantia de Tempo e Serviço.

Como calcular o lucro do FGTS?

Para garantir que cada trabalhador receba sua parcela devida do lucro do FGTS de 2021, o governo estipulou uma porcentagem. Aliás, esta que deve ser calculada sobre a quantia disponível em conta até o último dia do ano.

Essa porcentagem é de pouco mais de 0,027%. Isto é, para saber quanto você receberá de lucro do FGTS, é necessário multiplicar o valor em sua conta por essa porcentagem.

Para efeito de comparação, se você possui R$1000, seu lucro será de aproximadamente 27 reais. Para quem possui 2 mil, o rendimento é de cerca de 54 reais.

Como saber o saldo da conta FGTS

Como vimos anteriormente, para saber quanto você receberá de lucro do FGTS, é necessário ter conhecimento sobre a quantia disponível em todas as suas contas vinculadas a seu CPF ou PIS.

Em síntese, basta acessar o aplicativo FGTS, plataforma da Caixa em parceria com o Governo Federal. Para isso, siga um passo a passo simples:

  • Acesse a loja de aplicativos de seu celular e busque por “FGTS”;
  • Encontre a opção, credenciada pela Caixa, e faça o download;
  • Ao instalar o app, abra-o e faça seu cadastro, com seus dados pessoais;
  • Na tela inicial, selecione a opção “Extrato do FGTS”.

Nele, você poderá ver quantas contas você possui, ativas e inativas. Além disso, tem como saber qual é seu saldo em cada uma delas. No aplicativo, também é possível obter mais informações a respeito do pagamento dos lucros do ano base de 2021.

Como sacar os lucros do FGTS?

Apesar do crédito ser de forma automática em sua conta, não existe a possibilidade de realizar o saque dos valores. Isso porque, o Ministério da Economia estipulou que o trabalhador só terá acesso à quantia em casos específicos, assim como todo o dinheiro de seu FGTS. São eles:

  • Demissão sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Aquisição de casa própria;
  • Estado de calamidade pública.

Também é possível que o valor entre no cálculo de saldo disponível para empréstimo de antecipação do saque aniversário. O processo é feito junto a instituições financeiras. Ali, elas utilizam o saldo de suas contas FGTS como garantia de pagamento, assim, bloqueando o valor do empréstimo.

Caso você não se encontre em nenhuma dessas situações, não será possível realizar o saque do lucro. Dessa forma, esse dinheiro ficará retido com os outros valores em sua conta FGTS.

Agora você já sabe tudo sobre o lucro do FGTS. Por isso, baixe o aplicativo ou acesse o site oficial do Governo Federal para obter mais informações a respeito de seu saldo. Desse modo, você pode se informar sobre quanto será o lucro que será creditado em sua conta esse ano.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.