Entrevista de emprego: controle a ansiedade e evite a autossabotagem profissional

Controle a ansiedade e evite adotar uma postura de autossabotagem profissional durante a entrevista de emprego. Veja dicas adaptáveis!

A entrevista de emprego é uma etapa necessária para que o candidato seja direcionado de maneira objetiva para uma vaga de emprego específica.

Entrevista de emprego: controle a ansiedade e evite a autossabotagem profissional

Minimizar a ansiedade de uma situação de avaliação é muito importante para o candidato no mercado atual, considerando que o mercado não avalia somente suas competências, mas também suas habilidades comportamentais.

Destaque suas experiências profissionais

Exemplifique situações profissionais que possam ser um diferencial para a sua carreira. Sendo assim, reforce seus pontos fortes de maneira objetiva, falando sobre a sua criatividade; habilidade para lidar com metas; ideias; sugestões; facilidade para construir o relacionamento entre cliente e a marca; direcionamento de projetos; campanhas motivacionais; capacidade analitica; gestão de pessoas; dentre outros fatores que se relacionem aos seus empregos anteriores.

Apresente soluções para seus pontos fracos

É importante para o candidato contornar situações negativas. Por isso, apresente soluções para cada apontamento negativo que fizer sobre  alguma característica de sua personalidade ou conhecimento profissional. Por exemplo, é importante que o candidato destaque que deseja estudar teatro, ao comunicar que possui dificuldade para falar em público.

Direcione o seu comportamento durante o processo seletivo

O seu comportamento deve corroborar a sua narrativa de maneira objetiva. Por isso, adote uma postura comportamental assertiva, participativa e orgânica. Não deixe os braços cruzados, mantenha contato com o profissional que conduz a entrevista e tenha cuidado para não interrompê-lo.

Controlar o seu tom de voz é muito importante para o resultado do processo seletivo. Além disso, o candidato deve ter clareza sobre seus objetivos no mercado, considerando o planejamento de carreira.

Tire suas dúvidas e avalie a compatibilidade entre os valores envolvidos 

Não menos importante, é relevante para o candidato fazer o uso do espaço cedido no final do processo seletivo, realizando questionamento sobre as possibilidades de crescimento na empresa; as atividades desenvolvidas na área; os valores organizacionais; benefícios; dentre diversos outros aspectos que sejam relevantes para que possa avaliar a viabilidade da contratação.

Visto que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos, de modo que a contratação seja resultado de uma avaliação genuína e objetiva, considerando os valores de envolvidos durante o processo seletivo.

Adapte os pontos citados e alcance seus objetivos profissionais

Sendo assim, faça adaptações dos pontos citados e evite adotar uma postura de autossabotagem profissional que pode fazer com que fique aquém do seu potencial de mercado de trabalho atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.