Como limpar pedra de granito de pias

Confira nossas dicas para deixar suas pedras de granito como novas

É muito comum ver o granito sendo utilizado nas casas para a montagem de pias de cozinha e de banheiros. Seja pela sua resistência ou pela beleza que ele proporciona para o ambiente, até mesmo dando um aspecto mais chique para o cômodo. Mas como limpar pedra de granito de pias? Confira as nossas dicas incríveis

Veja como limpar pedra de granito de pias

Afinal, como limpar pedra de granito de pias? O granito é um material que possui um brilho próprio e precisa receber o devido cuidado, tanto para manter esse aspecto natural quanto para evitar que seja corroído ou danificado de alguma outra forma. Dessa forma, a limpeza não é complicada. Aliás, uma das vantagens de se utilizar o granito é a sua facilidade de lavagem e conservação. 

Porém, também não pode limpar de qualquer jeito. Por isso, selecionamos algumas dicas para que você possa limpar o material da sua pia de maneira correta e adequada. Então, confira! 

Materiais 

  • Água morna; 
  • Detergente neutro ou de coco; 
  • Álcool; 
  • Pano de microfibra ou algodão. 

Preparação

Coloque a água para ferver e depois espere esfriar um pouco na panela enquanto você separa o recipiente que irá utilizar a mistura. Em seguida, despeje a água e adicione o sabão neutro (ou de coco) juntamente com o álcool, de preferência o álcool isopropílico. 

Lavagem 

Mergulhe o pano na solução previamente preparada e esprema o excesso sobre a pia, de modo a espalhar em toda a sua extensão. Em seguida, com o pano apenas úmido, esfregue-o sobre a superfície fazendo movimentos circulares. 

Se a sua pia possuir aquelas bordas mais altas que evitam escorrer água, não se esqueça de ensaboar as laterais. Afinal, isso será essencial para que a sujeira não fique acumulada e depois se propague para o restante da pia que ficará limpa. 

Limpeza propriamente dita

Depois, utilize outro pano, agora umedecido apenas com água. Dessa forma, passe sobre a superfície da pia para retirar o excesso de sabão e sujeira. Atente-se às pequenas migalhas e a outros resíduos orgânicos que costumam se impregnar na pia ou ficar acumulados nos cantos. 

Secagem

Nesse passo, você precisará apenas utilizar o pano seco. Se quiser aplicar um produto limpa móveis específico para o material de granito, esse é o momento. 

Desinfecção

Você pode utilizar quase a mesma receita de mistura para desinfetar, retirando apenas o sabão neutro. Mas afinal, como já não está desinfetado se a mistura é praticamente a mesma? Por causa do tempo de ação. E, além disso, você vai aplicar um desinfetante caseiro sobre uma superfície limpa. Isso quer dizer que a solução vai agir diretamente sobre os possíveis fungos e bactérias que estão ali se proliferando. 

Misture a água com o álcool isopropílico e espalhe sobre toda a extensão da pia. Então, deixe agir por 10 minutos. Dessa forma, você pode fazer essa desinfecção com mais frequência do que a limpeza geral da pia. 

Depois, é preciso apenas enxaguar com água fria e secar com um pano de microfibra. 

Algumas manchas são realmente mais difíceis de tirar. Afinal, elas não saem facilmente junto com a sujeira em uma limpeza convencional. 

Separamos algumas dicas extras para você. Assim você poderá se livrar de todo e qualquer tipo de mancha que tiver na sua pia de granito. 

Manchas de gordura

Essas manchas podem incluir óleo, margarina, leite etc. 

Para retirar a gordura, você vai preparar uma solução de água, detergente neutro e bicarbonato de sódio para fazer uma pasta desengordurante. Você deve usar 5 colheres de detergentes, 1 xícara de 300 ml do bicarbonato e a água em quantidade variável. Dessa forma, utilize um recipiente e misture todos os ingredientes, adicionando a água por último, de modo que fique mexendo até pegar consistência. 

Em seguida, aplique a pasta sobre as manchas e utilize um plástico para cobrir e deixar bem pressionado até o dia seguinte. Depois é só enxaguar com água e a mancha estará removida. 

Manchas de tinta

Manchas de tinta - Reprodução Canva
Manchas de tinta – Reprodução Canva

Existem situações, como reforma de casa, que, mesmo com todos os cuidados, podem acabar espalhando tinta para todos os lados. Dessa forma, pode acabar manchando os seus móveis, inclusive a sua pia de granito. Entretanto existe uma solução muito fácil para retirar essas manchas. 

Se o seu granito for de cores claras, você pode aplicar água oxigenada em um pano e esfregar diretamente sobre a mancha. Se for o caso do material mais escuro, utilize a acetona dessa mesma forma. Em seguida, é só enxaguar e a mancha já terá desaparecido. 

Manchas de resíduos orgânicos

Aqui estamos falando de manchas de café, chá, frutas etc. 

Usando a mesma classificação e técnica da dica anterior, você pode usar água oxigenada ou acetona para retirar a mancha. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.