Como limpar e higienizar tapetes

Aprenda como deixar seu tapete longe da sujeira

Hoje, vamos ensinar dicas incríveis de como limpar e higienizar tapetes para que você consiga deixá-los impecáveis! Itens decorativos que não podem faltar na nossa casa, os tapetes incrementam e fornecem aquele aconchego necessário aos ambientes. Veja neste artigo como limpar cada tipo de tapete:

Como limpar sem lavar os tapetes?

Dica para limpar e higienizar tapetes -- Reprodução Canva
Dica para limpar e higienizar tapetes — Reprodução Canva

Os tapetes acumulam muita sujeira e poeira. Mesmo que se evite pisar calçado sobre eles, parece que toda a poeira da casa vai para baixo do tapete. Sendo assim, para quem tem alergia, isso pode ser um verdadeiro martírio. Por isso, é importante que se tenha uma rotina de cuidados e limpezas frequente, para evitar o acúmulo de sujeira e poeira no seu tapete.

Limpeza diária

Primeiramente, vamos abordar as melhores técnicas de limpeza diária para cada tipo de tapete:

  • Tapete de pelo alto: Muito utilizados durante as temperaturas mais frias do ano, os tapetes peludos aumentam a sensação de calor do ambiente. Para limpá-lo no dia a dia, o ideal é aspirar de forma cuidadosa com um aspirador. Remova resíduos de sujeiras ou manchas com um pano úmido e detergente e seque com um secador de cabelo no local;
  • Tapete de sisal: Esse tipo de tapete tende a ser mais rígido e reter a sujeira entre suas tramas. O ideal é que se passe uma vassoura de cerdas mais firmes, para remover o que possa ter ficado grudado, e aspirar na sequência;
  • Tapetes de fibra ou juta: Para esses tipos de tapete, o ideal é que a limpeza seja feita com um pano embebido em água salgada, limpando-o delicadamente e secando-o na sequência.

Como fazer uma limpeza profunda no tapete em casa?

Para remover manchas e sujeiras incrustadas, você pode preparar uma solução de detergente neutro e água, umedecer e esfregar delicadamente no local.

Logo após, remova a solução com um pano limpo e seque com o secador.

Por último, para remover o mau cheiro ocasionado seja pela presença de animais, seja por uma umidade que passou despercebida, prepare um mix de canela (ou cravo) em pó e bicarbonato de sódio. Polvilhe sobre o tapete, aguarde algumas horas e aspire.

Lavagem a seco em casa

A saber: o bicarbonato puro funciona como uma lavagem a seco! Sendo assim, o processo é o mesmo: polvilhe no tapete, deixe algumas horas e aspire.

Além disso, há também quem prefira diluir o bicarbonato no amido de milho. Dessa forma, é só polvilhar no tapete para, logo após, aspirar a sujeira, mas, ambas as receitas oferecem bons resultados para os tapetes!

Como fazer uma higienização no meu tapete?

Para remoção de sujeiras e alívio do odor, experimente esta receita. Você vai precisar de:

  • 1 balde água;
  • 1 xícara de vinagre branco;
  • 5 colheres de detergente neutro.

Antes de tudo, com ajuda de uma escova macia, vá esfregando a superfície do tapete com essa mistura, sem encharcar. Finalize limpando com um pano úmido em água limpa. Nesse caso, será necessário estender o tapete para secar.

Check-list da limpeza e higienização dos tapetes

  • Primeiro, varra com vassoura macia;
  • Logo após, aspire com o aspirador em cima e por baixo do tapete;
  • Remova as manchas com pano úmido e detergente;
  • Se precisar lavar a seco, use o bicarbonato;
  • Use a canela ou o cravo para aromatizar o tapete;
  • Se precisar realizar a higienização, aposte no vinagre;
  • Para finalizar, seque pequenos espaços ou pouca umidade com o secador.

Como lavar o tapete?

Se você, de fato, está precisando lavar o seu tapete, precisa levar em consideração algumas dicas para fazer em casa, como:

  • Espaço para lavar;
  • Espaço para estender;
  • Tempo de secagem;
  • Peso do tapete molhado.

Tapetes de pelo, com a base em tecido macio, podem ir à máquina, mas, apenas, se a mesma suportar a capacidade.

Primeiramente, para lavar o tapete na máquina, dobre “de comprido” duas ou três vezes, com os pelos para dentro. Deixe estreito para caber na máquina, lave no ciclo pesado com sabão e amaciante normalmente. Após centrifugar, estenda para completar a secagem.

Em segundo lugar, vale lembrar que, tapetes mais rígidos ou muito pesados devem ser lavados no chão, com ajuda de uma mangueira, escovas ou vassouras macias, sabão de coco ou detergente. 

Por fim, enxágue e coloque seu tapete de pé, escorado em uma parede para escorrer o excesso de água. Logo após, estenda-o em um local que receba sol.

Hoje em dia há muitas empresas de lavanderias que fazem este trabalho, inclusive com sistema leva e traz para você não ter com o que se preocupar.

Esperamos que, com essas dicas, você mantenha seu tapete limpo e bonito por muito mais tempo! Em caso de dúvida, volte nesse post e confira nosso check-list completo para revisar sua limpeza e ter o melhor resultado!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.