Aprenda como podar bonsai de maneira correta

Confira nossas dicas incríveis para cuidar da sua plantinha

A poda de uma planta é um dos passos de cuidado mais importantes para que o desenvolvimento se mantenha saudável e adequado. Após o período de poda, a planta se fortifica e seu crescimento acelera e contribui até mesmo para a sua beleza. Com o Bonsai não é diferente. Por isso é muito importante saber como podar bonsai de maneira correta. Confira as nossas dicas incríveis!

Saiba como podar bonsai de maneira correta

Afinal, como podar bonsai de maneira correta? O bonsai é uma árvore semelhante àquelas que estamos acostumados a ver nas imagens da natureza, só que em miniatura. É uma opção muito interessante para quem gosta de árvores, mas não tem espaço. Até porque precisaria de um quintal enorme para acolher uma árvore qualquer que fosse a espécie. 

O bonsai é uma árvore decorativa e que possui significado de paz e harmonia, vinda dos países asiáticos. Por isso, precisa de bastante cuidado para crescer e preservar as boas energias. Assim, construímos um tutorial para que você aprenda como podar o bonsai de maneira correta. Confira!

Início da poda 

A poda é muito importante, mas você não pode começar em um momento qualquer do desenvolvimento da arvorezinha. Esse momento pode ser bastante variável, em meses ou até anos após o plantio. Aliás, irá depender, ainda, do seu desejo quanto a altura e quantidade de ramos crescidos. 

A época correta, independentemente, é a partir do momento em que o tronco se torna espesso e as folhas estão bem desenvolvidas e em grande quantidade. Também é importante notar se os galhos estão muito bem definidos e resistentes. 

Não inicie a poda cedo demais para que não atrapalhe o bem-estar da sua plantinha. 

Poda de manutenção 

O bonsai possui uma tendência a concentrar o seu desenvolvimento no topo e é exatamente essa área que precisa ser podada. A poda de manutenção serve para refinar a forma da árvore. Além disso, é importante para estimular um volume mais central a partir do crescimento de regiões mais internas. 

Você não vai precisar de fios de cobre ou de tesouras para realizar esse tipo de poda para esse tipo de árvore. Isso porque pode prejudicar o desenvolvimento da folhagem e até mesmo matar as folhas já crescidas. 

Você deve, então, fazer a poda com a mão, utilizando o dedo indicador e o polegar para formar um tipo de pinça. Você vai pinçar toda a folhagem do topo e das regiões mais externas. Assim sendo, segure a ponta da folha (a ponta da parte aérea) e faça uma força de puxar bem delicada para que a folha se rompa. 

Não importa muito em que altura ela vai romper, mas ali representará o seu ponto mais fraco, o que não tem problema. O mais importante é que não seja rompido o talho ou uma parte do galho, pois assim haverá prejuízos para o seu bonsai.

A poda pode ser feita em dois momentos

A poda pode ser feita em dois momentos - Reprodução Canva
A poda pode ser feita em dois momentos – Reprodução Canva

Um momento é no período de crescimento da planta, ou seja, na primavera. Assim a árvore apresentará o que já foi descrito como o volume e o crescimento interno. 

O outro momento é no período de verão, em que a consequência será o desenvolvimento de mais ramos. Entretanto com um menor crescimento das folhas, no caso, do tamanho das folhas. 

Poda de estilização 

Esse modelo de poda é puramente estético e você pode usar, inclusive, a sua criatividade para deixar sua plantinha do seu jeito. Mas para isso você precisa seguir a técnica correta de poda. É preciso bastante atenção para fazer esse tipo de poda porque um galho podado nunca mais irá crescer. Por isso, você deve escolher bem quem vai e quem fica. 

Primeiramente, você precisa tirar todo o excesso de madeira que esteja danificada ou morta. Depois, a poda será de acordo com o desenho que você desejar. Utilize uma tesoura adequada para cortar os galhos mais finos, sem cortar as folhas, pois elas serão removidas no processo. Utilize também um alicate de corte côncavo para cortar os galhos mais grossos, que devem ser removidos primeiro. 

Tente remover os ramos muito altos e muito grossos. Afinal, além de criar uma desproporcionalidade com o tamanho real da árvore, esses galhos são pouco flexíveis. Dessa forma, remova, também, os galhos muito curvos e aqueles que se sobrepõem ao tronco, impedindo sua visualização. 

Nesse momento, você retirou “o grosso” da árvore. Em seguida, coloque a árvore em um ponto mais alto. Então, observe o que você pode tirar a partir de agora para alcançar a forma que você deseja. Basicamente, é o momento de você refinar a sua poda. 

Depois de finalizada, use uma pasta cicatrizante específica para bonsai e aplique sobre os tocos dos galhos podados. Isso servirá para acelerar a cicatrização e evitar infecções na sua plantinha

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.