Como limpar peixe corretamente

Confira as nossas dicas para preparar o seu peixe para a Páscoa

Chegou a Semana Santa! Sexta-feira Santa é dia de comer peixe. Sempre delicioso, o peixe pode ser preparado de várias formas, e é bem mais procurado que o normal nessa época do ano. Dessa forma, muitas feiras oferecem peixes vivos para a compra. E agora, como limpar o peixe corretamente? Esta é a pergunta que pretendemos responder hoje, para ajudar você a limpar de forma correta o peixe, para depois prepará-lo da maneira que você mais gosta.

Que materiais eu preciso para limpar o peixe corretamente?

Para limpar o peixe corretamente, o primeiro material que você precisa é de uma faca bem afiada, de boa qualidade. Quanto mais afiada estiver a faca, mais rápido será o seu serviço.

Além da faca afiada, você também precisará de uma bancada. Se você estiver limpando o peixe em sua casa, você pode escolher entre a pia da cozinha ou a tábua do tanque.

Além disso, você vai precisar de um balde para colocar as escamas, espinhos e as partes que não são comestíveis do peixe, para, posteriormente, embalar bem e colocar na lixeira. Você também vai precisar de uma vasilha ou bacia, para colocar o peixe limpo para fazer o tempero.

Como limpar peixe corretamente?

Você foi pegar seu peixe vivo na feira? Saiba que você tem 2 horas para limpar esse peixe, pois ele estraga com muita facilidade. Se não for possível, guarde-o em um local com gelo, podendo ser, por exemplo, uma caixa térmica.

Para limpar o peixe de maneira correta, siga o nosso passo a passo e mãos à obra:

Corte as barbatanas e a cauda

Em uma bancada, coloque o peixe e, com uma faca bem afiada, corte as barbatanas e a cauda do animal. Para cortar as barbatanas, passe a faca no sentido contrário da barbatana, próximo à pele do peixe.

Retire as escamas

Esta é a parte mais suja da história. Para retirar as escamas do peixe, passe a faca no sentido contrário das escamas, como se você estivesse raspando a pele dele. Faça movimentos firmes, para que as escamas saiam com mais facilidade.

Se você estiver retirando as escamas na pia da cozinha, cuidado, pois as escamas podem te sujar, sujar a pia e até o chão. Procure fazer isso nas áreas externas da casa.

Depois de retirar as escamas, lave o peixe em água corrente e verifique se não tem mais escamas. Se tiver, repita a operação. 

Dica: Para retirar as escamas, alguns pescadores indicam o uso de uma faca sem fio, uma colher ou a parte de trás da lâmina da sua faca. 

Limpe o interior do peixe

Limpe o interior do peixe - Reprodução Canva
Limpe o interior do peixe – Reprodução Canva

Depois de retirar todas as escamas, abra a barriga do peixe com a faca afiada e retire os órgãos internos. Não deixe que a faca entre demais dentro da barriga do peixe, pois pode furar o intestino e fazer uma bagunça desnecessária. 

Retire os órgãos e as vísceras com cuidado, para não machucar a carne do peixe. Passe o peixe em água corrente para limpar bem o seu interior, pois se sobrar sangue ou vísceras, este é o momento de eliminar tudo.

Corte o peixe de acordo com a forma que você vai preparar

Esta é a hora de decidir como você irá preparar o peixe. Se vai cozinhar, assar ou fritar, para cortar de forma adequada.

  • Cozinhar: se você for cozinhar como uma moqueca, por exemplo, corte o peixe em postas. Corte o peixe em 3 pedaços: parte superior, parte do meio e cauda.
  • Assar: Você pode cortar ao meio e deixar o peixe aberto. Mas pode, também, não cortar e rechear para assar.
  • Fritar: Você terá que ter mais habilidades neste caso, pois a proposta é cortar o peixe em filés. Para isso, retire a pele e os espinhos do peixe, e corte os filés.

Saiba que a forma indicada de limpar peixe corretamente é a mais usada pelos pescadores profissionais para quase todos os peixes. Principalmente lambaris, pescadas abrótea, tainhas, linguados, pintados ou merluzas. 

Saiba também que existem tipos de peixe que exigem maior conhecimento para limpar, como é o caso do baiacu, que possui partes venenosas em seu interior. Por isso, você precisa de mais conhecimento para retirar sem correr risco.

Não importa a forma que você for preparar o peixe, sempre tempere bem e prepare da maneira de sua preferência.

O peixe dá trabalho para limpar, mas a sua carne é deliciosa e saudável, valendo super a pena sofrer um pouquinho! Então, siga as nossas dicas incríveis para preparar o seu peixe da melhor forma e tenha um bom apetite!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.