Liderança ruim: Como lidar com isso?

Uma liderança ruim pode atrapalhar o desenvolvimento e crescimento de qualquer equipe. Por conta disso, é essencial que os próprios colaboradores possam tomar medidas capazes de auxiliar na hora de promover melhorias.

Mas como fazer isso? Quais passos são essenciais para esse tipo de resultado? Veja, ao longo deste conteúdo, considerações importantes sobre isso. Vamos lá!

Como lidar com uma liderança ruim?

A liderança ruim deve ser contornada sempre que possível. Afinal, ela pode colocar tudo a perder. Por isso, esteja atento aos sinais e aprenda a colocar medidas cabíveis em prática. Veja como:

1. Saiba identificar o que provoca a liderança ruim

O ponto inicial é saber identificar quais são os fatores responsáveis pela liderança ruim. É a falta de comunicação? A dificuldade para delegar tarefas? O egocentrismo do chefe? Pense sobre isso.

Saber reconhecer os motivos pelos quais a liderança ruim acontece é o passo número um para se estabelecer mudanças interessantes.

2. Procure marcar uma conversa com o seu líder e apresente dados

Com os dados em mãos, ou seja, com anotações e conclusões que provem que os pontos acima estão atrapalhando a liderança, procure o seu líder.

Converse com ele, de forma franca, sobre o que está acontecendo. E procure, inclusive, demonstrar apoio e consideração nesse momento. Afinal, não basta “apontar o dedo”, não é mesmo?

3. Não seja uma pessoa que apenas julga – tenha empatia!

E por falar em “apontar o dedo”, cuidado para não parecer aquele tipo de pessoa que apenas julga. Apesar de a liderança ruim ser uma realidade, você não precisa ser rude ou irônico na hora de apontar os fatores envolvidos com a situação.

Mas sim, é importante se colocar no lugar do outro, a fim de desenvolver a empatia. Pois dessa forma você conseguirá construir uma relação mais sólida e que realmente auxilie o seu chefe neste momento complicado.

4. Apresente soluções pertinentes para cada situação

Em todos os casos, apresente uma solução que seja pertinente. Ou seja, procure estudar quais caminhos podem ajudar a eliminar o problema de liderança ruim.

Por exemplo, se há dificuldades para manter uma comunicação clara, objetiva e assertiva, que tal apresentar algumas considerações e soluções para isso?

Claro que você não precisa saber todas essas respostas. Mas contribuir dessa maneira pode ajudar o líder a entender a importância das pequenas mudanças, além de perceber que você está realmente engajado com a corporação.

5. Se não obtiver respostas, converse com o RH da empresa

Se porventura você não obtiver respostas, procure conversar com o RH da empresa. Apresente os dados, as tentativas de solucionar os problemas e conte com o  auxílio desse setor corporativo.

Assim, pouco a pouco se torna possível construir um ambiente de trabalho que seja muito mais interessante, atraente, confortável e agradável. Afinal, ninguém merece trabalhar em um ambiente com liderança ruim e chefe egocêntrico, não é mesmo?

Tomar as medidas acima é, portanto, tomar medidas em prol da sua saúde mental. 😉

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