Como dar um feedback para o chefe?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas com relação a como dar um feedback para o chefe. Afinal, somos acostumados a pensar que um chefe pode dar feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, para os seus colaboradores. Mas, quando acontece o contrário, a situação fica mais difícil.

Por isso, reunimos algumas práticas que podem ajudar você na hora de dar uma crítica construtiva para o seu líder. Até porque se todo mundo compartilhar pontos de vista de uma maneira positiva assim, todos saem ganhando algo, certo? Então vamos lá!

Como dar um feedback para o chefe?

Não existe fórmula mágica capaz de ajudar você a dar um feedback para o chefe. O que existem são fatores que influenciam na maneira como você irá colocar em palavras os seus pensamentos e pontos de vista.

Além disso, tenha o cuidado de não deixar a vida pessoal atrapalhar neste momento. Ou seja, se você tem algum problema pessoal com o seu chefe, não permita que isso acabe atrapalhando o feedback. Tente, o máximo possível, separar o profissional do pessoal, combinado?

Dito isso, vamos as dicas de hoje:

1. Prepare um roteiro para o seu feedback

Para dar um feedback para o chefe é necessário ter um bom roteiro. Não saia falando apenas o que vier à mente, sem nenhum tipo de organização, pois você pode acabar sendo mal interpretado em algumas circunstâncias.

Sendo assim, procure anotar quais são os pontos que você enxerga que precisam de melhorias. Mas saiba, também, que melhorias são essas. E não se esqueça de anotar os fatores positivos sobre o seu chefe, ok? Você não precisa apresentar apenas as coisas “ruins”.

2. Não demonstre um comportamento agressivo e seja empático

Marque um horário para dar um feedback para o chefe, e quando esse momento chegar, mantenha um comportamento empático e respeitoso. Afinal, por mais que o seu chefe possa ter cometido um erro, isso não quer dizer que você possa ser extremamente agressivo com as palavras, concorda?

Até porque se você agir dessa forma, o seu chefe entrará no modo defensivo, e de nada adiantará o feedback. Portanto, fale de uma forma que você gostaria de ouvir.

3. Não use apenas opiniões pessoais

Novamente, tenha um certo cuidado com relação ao que é pessoal e ao que é profissional. Isto é, não se deixe levar pelas suas opiniões pessoais, mas sim, apresente o que, de maneira prática, impacta o dia a dia no trabalho. E sempre de forma respeitosa, é claro.

4. Saiba escutar o seu chefe

Além de saber dar um feedback para o chefe, você também precisa escutá-lo. Ele irá apontar os motivos pelos quais agiu ou age de determinada forma. Saiba ouvir isso e seja uma pessoa compreensível. Assim, quem sabe, vocês encontrem, juntos, bons caminhos para se seguir, não é mesmo?

5. Apresente soluções para os problemas

Por fim, mas não menos importante, apresente soluções para os problemas que foram levantados. Isso poderá auxiliar na hora de criar uma atmosfera mais agradável no ambiente de trabalho.

 

Não tenha medo de dar um feedback para o chefe. Afinal, você pode estar auxiliando-o em seu desenvolvimento. Faz parte da vida profissional!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.