Como lidar com uma pessoa inconveniente na faculdade?

Inevitavelmente, de vez em quando podemos nos deparar com a necessidade de lidar com uma pessoa inconveniente na faculdade. Seja porque o indivíduo não ajuda nos trabalhos, ou porque ele faz “brincadeiras” sem graça, não importa… Os relacionamentos humanos são difíceis e às vezes estaremos diante de alguém com quem “não vamos com a cara”, e tudo bem.

Porém, não está tudo bem quando esse relacionamento se torna um problema na nossa rotina, impactando nos nossos resultados, por exemplo. Pensando nesses casos, fizemos este guia com reflexões que podem ajudar. Confira.

Como lidar com uma pessoa inconveniente na faculdade?

Os relacionamentos humanos podem ser complexos. Lidamos com pessoas diferentes a todo momento, e a chance de nos depararmos com quem pensa de maneira divergente a nossa é muito grande. E, claro, isso é muito bom! Dessa forma, construímos um mundo plural e diverso, cheio de possibilidades e pontos de vista.

Entretanto, quando o ponto de vista do outro se torna um incômodo ou uma ofensa para nós, devemos agir e impor limites saudáveis dentro do relacionamento.

A seguir, destacamos algumas questões que se constituem a partir dessa premissa.

1. Aprenda a dizer o que incomoda você

Às vezes temos dificuldades para falar o que nos incomoda, mas esse comportamento pode ser injusto com nós mesmos. Afinal, por que nos obrigamos a “aturar” algumas coisas que vão contra o que acreditamos e gostamos? Pois é.

Por isso, tenha em mente que para lidar com uma pessoa inconveniente na faculdade é preciso aprender a falar o que incomoda você no dia a dia. Se algo ofendeu ou passou dos limites, fale sobre isso, francamente.

2. Vocês não precisam construir uma amizade

Não há necessidade de construir uma amizade sincera e cheia de segredos e confidências. Você pode, simplesmente, ter colegas de turma que sequer troca mensagens ao longo da semana. É natural e normal!

Não precisamos ter amizade com todo mundo da nossa turma. Até porque é inviável construir um laço sincero com tanta gente. Então, nada de forçar a barra, ok?

3. Afaste-se caso se sinta prejudicado

Se determinados comportamentos estão prejudicando você, afaste-se da pessoa. Afinal, às vezes, é mais fácil lidar com uma pessoa inconveniente na faculdade ficando “longe”, do que tentando enfrentar a situação para tentar fazer com que ambos se gostem – quando, na verdade, sabemos que é impossível todo mundo gostar de todo mundo.

4. Em casos de bullying, procure apoio judicial

Se você sente que a pessoa está sendo muito inconveniente, com comentários ou comportamentos ofensivos a ponto de se caracterizarem como bullying, procure apoio na coordenação da faculdade e até mesmo na polícia em casos mais extremos.

Até porque, nem tudo é “brincadeira”. Se ofende, diminui e maltrata, não é brincadeira, é bullying, e deve ser combatido.

Além disso, lembre-se de que a pessoa pode estar fazendo isso com mais colegas, portanto, uma atitude pode fazer toda a diferença nesse cenário. Busque apoio e melhore o seu ambiente estudantil dessa forma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.