Como lidar com uma nota baixa?

Lidar com uma nota baixa pode ser bem complicado, especialmente quando ela tem uma grande relevância no currículo acadêmico do aluno. No entanto, ainda assim podemos pensar em formas de minimizar o desconforto causado por essa, digamos, “falha” que ocorreu.

Afinal, uma nota baixa não precisa ser encarada como o “fim do mundo”. Ela é apenas um sinal de que devemos mudar a nossa forma de estudar e buscar outras ferramentas que contribuam com o nosso desenvolvimento, não é mesmo?

Sendo assim, trouxemos dicas e sugestões que podem servir de alicerce na hora de você lidar com a angústia de tirar uma nota mais baixo do que o esperado.

Como lidar com uma nota baixa?

Cada pessoa pode lidar com uma nota baixa de uma forma diferente. Há quem fique bastante abalado, enquanto outros, por mais que possam não ficar satisfeitos com o resultado, não ligam tanto para isso.

Sendo assim, não existe uma única maneira de enfrentar essa frustração, mas, sim, existem atitudes que podem ajudá-lo a reorganizar a situação e, quem sabe, restabelecer o equilíbrio nos estudos.

Veja a seguir as nossas dicas e considere colocar em prática o que você acredita que faz sentido:

1. Expresse suas emoções

Muitas vezes, podemos cometer o equívoco de tentar “segurar” as nossas emoções, acreditando que demonstrá-las é algo ruim que remete à fraqueza.

Porém, o que ocorre é o contrário. Precisamos de muita força para expressar o que sentimos.

Além disso, essa expressão pode ajudar na hora de compreender melhor o que você está sentindo e de qual maneira pode lidar com tudo isso.

Dar nome aos nossos sentimentos nos ajuda a compreendê-los e a buscar ferramentas que possam reequilibrados. Por isso, se for possível e viável, expresse os seus sentimentos nesse momento – pode ser conversando com um colega, por exemplo.

2. Procure entender o que aconteceu

Quando você se sentir um pouco mais tranquilo com a situação, tente compreender o que pode ter acontecido. Será que você usou um método de estudos pouco eficiente? Será que as questões estavam confusas?

Refletir sobre isso pode ajudá-lo a entender quais pontos devem ser priorizados na próxima vez que você for estudar.

3. Pense em melhorias

Estipular melhorias que você deseja atingir também é uma maneira de lidar com uma nota baixa. Sabemos que a nota não pode ser mudada, por isso, pensar em formas de implementar mudanças positivas para o futuro é algo válido.

Por isso, considere pensar nas alternativas que poderão ser implementadas na sua rotina: o que pode ser feito de novo, na próxima vez, para conquistar um resultado melhor?

4. Mentalize o fato de que falhas acontecem

Ter a consciência de que as falhas fazem parte do ser humano é importante. Quando queremos ser perfeitos o tempo todo, e em tudo, podemos nos fadar a uma pressão e a uma autocobrança absurdas, que prejudicam o nosso bem-estar.

Em contrapartida, na hora de lidar com uma nota baixa é interessante pensar que isso faz parte da vida, do desenvolvimento e do crescimento de qualquer estudante.

Assim, perceberemos que não somos ruins, apenas tivemos uma nota ruim – que pode acontecer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.