Atividades para relaxar antes do concurso

Conseguir relaxar antes do concurso nem sempre é fácil, convenhamos. Porém, esse relaxamento pode ajudar a minimizar aquela sensação de pressão pré-prova, que costuma prejudicar o desempenho dos concurseiros.

Pensando nisso, trouxemos algumas ideias que podem ser colocadas em prática no dia anterior e poucas horas antes de fazer a sua prova. Esperamos ajudá-lo de alguma forma. Vamos adiante.

Dicas de atividades para relaxar antes do concurso

Existem diferentes atividades que podem ajudá-lo a relaxar antes do concurso. Inclusive, seria interessante você mesmo avaliar quais opções combinam com você.

Por exemplo, se você tem um hobby que pode ser colocado em prática antes da prova, considere essa possibilidade. Assim, você distrai a mente, descansa um pouco e faz algo que gera prazer e bem-estar. De quebra, poderá, ainda, reduzir os níveis de ansiedade ocasionados pela prova.

Portanto, além de considerar as opções que descrevemos a seguir, sugerimos que você opte por atividades que façam sentido para você e que realmente tragam boas sensações antes da sua grande prova.

Preparado? Então acompanhe:

1. Entrar em contato com a natureza

Você sabia que o ato de entrar em contato com a natureza pode ajudá-lo a relaxar antes do concurso? Isso porque o contato com o natural contribui para a redução dos níveis de estresse e de ansiedade.

Por isso, se você puder fazer uma breve caminhada em um parque, antes da prova, você poderá investir em uma atividade que tende a reduzir a sensação de ansiedade.

O mesmo vale para a ida até uma cachoeira, caminhada na praia, etc.

2. Respiração diafragmática

A respiração diafragmática é mais profunda e nos ajuda a reduzir os níveis de estresse do organismo. Para fazê-la, coloque a sua mão sobre a barriga e inspire o ar profundamente. Você precisa movimentar a barriga neste momento, e não o tórax. Apenas dessa forma é que você estará, de fato, fazendo a respiração diafragmática.

3. Relaxamento progressivo dos músculos

Relaxar o corpo também é válido neste momento, concorda? Por isso, sugerimos que você faça um relaxamento progressivo dos seus músculos, a fim de promover sensações de prazer e bem-estar.

Para isso, procure um lugar relaxante da sua casa e se deite. Depois, contraia um grupo muscular (como os músculos das pernas) por alguns segundos. Depois, solte-os vagarosamente, sentindo o efeito do relaxamento. Faça isso com os músculos do corpo inteiro e perceba o bem-estar que isso pode gerar.

4. Ouvir músicas calmas e relaxantes

As músicas calmas ou os sons da natureza também podem ajudar a relaxar antes do concurso. Escolha uma playlist que agrade a você dessa forma e prepare um ambiente aconchegante para se sentar ou deitar e ouvir os sons e as músicas.

Preparar um ambiente com aromas agradáveis, uma boa iluminação e outros cuidados, pode ser uma maneira bem interessante de induzir o relaxamento e a redução de estresse e ansiedade. Experimente!

 

Esperamos que as nossas dicas possam ajudá-lo a relaxar antes do concurso. Bom descanso e boa prova!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.