Novo valor da conta de energia para 2023 assusta brasileiros

Tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023. Saiba mais informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)!

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estima que a tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023, de acordo com informações da Agência Brasil.

ANEEL: tarifa de energia elétrica deve subir em 2023

O dado foi apresentado nesta semana ao grupo de Minas e Energia do governo de transição, segundo informações oficiais.

Projeção

A projeção da agência é que, no próximo ano, sete distribuidoras tenham reajuste superior a 10%; 15 distribuidoras, reajuste entre 5% e 10%; 17 distribuidoras, reajuste entre 0% e 5%; e 13 distribuidoras, reajuste inferior a 0%.

De acordo com a Agência Brasil, no relatório apresentado durante a reunião com o grupo de transição, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) destacou que os percentuais de reajuste dependem de premissas que podem ser alteradas até a homologação dos processos tarifários.

Minas e Energia

No encontro com o grupo de Minas e Energia, foram abordados ainda temas como a abertura do mercado livre, a evolução das tarifas, a qualidade do serviço, questões relativas à tarifa social, universalização, qualidade do serviço e satisfação do usuário.

“A Aneel apresentou durante o encontro um panorama das principais questões em discussão no setor elétrico, relativas aos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização, além dos temas que estão atualmente em debate que merecem maior atenção da equipe de transição”, informou a agência, de acordo com a divulgação oficial da Agência Brasil.

Sobre a ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia em regime especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foi criada para regular o setor elétrico brasileiro, por meio da Lei nº 9.427/1996 e do Decreto nº 2.335/1997, de acordo com divulgação oficial.

Atribuições da Agência Nacional de Energia Elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) iniciou suas atividades em dezembro de 1997 e tem como principais atribuições:

  • Regular a geração (produção), transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica;
  • Fiscalizar, diretamente ou mediante convênios com órgãos estaduais, as concessões, as permissões e os serviços de energia elétrica;
  • Implementar as políticas e diretrizes do governo federal relativas à exploração da energia elétrica e ao aproveitamento dos potenciais hidráulicos;
  • Estabelecer tarifas;
  • Dirimir as divergências, na esfera administrativa, entre os agentes e entre esses agentes e os consumidores, e
  • Promover as atividades de outorgas de concessão, permissão e autorização de empreendimentos e serviços de energia elétrica, por delegação do Governo Federal, segundo informa a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A ANEEL, por meio de sua Diretoria e da Assessoria Institucional, mantém um estreito relacionamento os Poderes Executivo e Legislativo e também com investidores no setor de energia elétrica, de acordo com informações oficiais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.