Como lidar com um colega de trabalho pessimista?

Lidar com um colega de trabalho pessimista não é a coisa mais agradável do mundo. Isso porque o negativismo pode acabar nos “contaminando”, podemos assim dizer, tornando o nosso dia mais pesado e difícil.

Por isso, seguir algumas dicas nesse momento pode ser interessante. Para isso, convidamos você para acompanhar o nosso texto até o fim. Vamos lá?

Como lidar com um colega de trabalho pessimista?

Antes de qualquer coisa, vale ressaltarmos que não existe um jeito mágico de lidar com um colega de trabalho pessimista. Afinal, não somos robôs com manuais de instrução, concorda?

Sendo assim, considere as nossas dicas como uma reflexão para você. Analise quais ações fazem mais sentido no seu dia a dia e coloque-as em prática à medida que perceber bons resultados. Veja:

1- Não absorva o discurso dele como uma verdade absoluta

O primeiro ponto que devemos ter em mente é que a fala do outro não necessariamente é uma verdade. Ou seja, o pessimismo de nosso colega não precisa ser visto como algo que realmente vai acontecer.

Sendo assim, cuide para não absorver o discurso negativo. Caso essa absorção aconteça, é possível que você se sinta desanimado e desfocado. Por isso, tente ignorar o comentário pessimista e siga em frente.

2- Mantenha-se focado nos seus objetivos

Mantenha o foco nos seus objetivos. Assim sendo, mantenha-se atento ao que deve ser feito e executado por você. Dessa forma você segue adiante e deixa de lado o discurso do outro, como mencionamos no tópico acima.

Se perceber que o pessimismo está “contaminando” você, respire fundo e traga os seus pensamentos para que o está sendo feito no momento. Isso tende a aliviar um pouco a tensão gerada pelo negativismo.

3- Instigue-o a enxergar “o outro lado”

Instigue o seu colega para que ele enxergue o outro lado da situação. Assim, quando você pensar em lidar com um colega de trabalho pessimista, foque em mostrar a ele a probabilidade de tudo dar certo.

Claro que você não precisa fazer isso a todo momento, porque não é o seu papel. Mas, volta e meia, oferecer um novo ponto de vista pode fazer com que o outro comece a mudar algumas perspectivas sobre o trabalho.

4- Seja franco quando o pessimismo incomodar muito

Se porventura o pessimismo começar a incomodar você, seja sincero. Você não necessariamente irá confrontar a pessoa, mas, poderá dizer que determinados comentários negativos estão incomodando você.

Isso poderá ajudar a criar uma relação mais saudável com esse colega. Pois, acredite, nem sempre o pessimista faz ideia de que está sendo tão negativo. E por não ter ideia disso, acaba agindo no piloto automático nesses momentos, provocando um certo desconforto nos demais colegas.

Portanto, se algo estiver passando dos limites, não fique gastando a sua saúde mental. Respire fundo e seja franco, com paciência e respeito. Assim você vai construindo uma relação mais interessante com o seu colega!

Afinal, ninguém merece um ambiente de trabalho com base no pessimismo, não é mesmo?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.