Como lidar com pessoas tóxicas no trabalho?

Lidar com pessoas tóxicas no trabalho é bastante complexo. Porém, se você analisar as situações de maneira mais fria, conseguirá diminuir os desconfortos gerados nesse tipo de relação. Assim, é possível criar uma atmosfera mais positiva no trabalho, melhorando a sua qualidade de vida. Quer saber como? Leia este conteúdo até o fim e entenda.

Como lidar com pessoas tóxicas no trabalho?

Para lidar com pessoas tóxicas no trabalho é preciso aprender a escutar, exercitando a paciência. Sim, é difícil se manter paciente diante de discursos preconceituosos ou cheios de maldade, como acontece quando a pessoa faz fofoca no trabalho, o tempo todo. Porém, perder a razão pode fazer com que você se iguale a esse tipo de pessoa, e não é isso que você deseja, certo?

Portanto, o primeiro passo é exercitar a paciência para poder demonstrar o seu desconforto; se afastar; não absorver; não dar subsídios para a pessoa insistir nos comentários e, ainda, desenvolver a sua inteligência emocional. Exploramos cada um desses fragmentos a seguir. Entenda:

1- Estabeleça limites e demonstre o seu desconforto

Você não precisa aceitar calado. Ao mesmo tempo, não deve ser apenas rude ou dizer que “não concorda”. Tente sempre se basear em argumentos equilibrados, demonstrando o seu desconforto e estabelecendo limites. Assim, você pode sim dizer que não quer falar sobre isso, para que a pessoa mude o assunto.

2- Afaste-se se for possível e mantenha apenas os contatos práticos

Lidar com pessoas tóxicas no trabalho é algo muito complexo, por isso, evite o contato com esse tipo de pessoa, sempre que possível. Você não precisa fugir, é claro, mas tente manter o contato apenas para questões práticas, como tirar uma dúvida sobre um trabalho ou entregar algo importante. Desse modo você diminui o “espaço” da outra pessoa em sua vida.

3- Não absorva tudo para você ao lidar com pessoas tóxicas no trabalho

Cuidado para não absorver tudo o que a outra pessoa diz. Muitas vezes nos deixamos levar pelos comentários negativos e acabamos nos sentindo abalados. Porém, use a regra de simplesmente ouvir, sem absorver aquilo como verdade absoluta. Lembre-se que se trata de uma opinião alheia, e não sua.

4- Não questione e não engrandeça comentários negativos

Quando uma pessoa tóxica se aproximar de você para fazer uma fofoca ou reclamar sobre algo, não engrandeça o comentário. Isto é, não fique questionando para saber mais, não concorde e, obviamente, discorde quando não fizer sentido para você. Quanto menos interesse você demonstrar, menores serão as chances de a pessoa insistir no seu discurso tóxico.

5- Desenvolva a sua inteligência emocional

Para lidar com pessoas tóxicas no trabalho, lembre-se de fazer um bom gerenciamento das suas emoções. Saiba reconhecer a raiva, a tristeza, o medo, etc. E não deixe que isso domine você. Aqui, a prática de autoconhecimento pode lhe ajudar a compreender melhor as situações, sem deixar que as emoções lhe dominem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.