Covid-19: ‘É brincar com a morte’, diz governadora do RN sobre aglomerações em praias

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), disse que considera “um escárnio” as aglomerações registradas no estado no período do Carnaval durante a pandemia de Covid-19, principalmente na praia da Pipa. “É brincar com a morte”, disse ela em entrevista à Globo News nesta segunda (15).

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram aglomerações de moradores e turistas lotando a praia da Pipa, uma das maiores atrações do estado. Nas imagens, é possível perceber que a maioria das pessoas está sem máscara, além de não manter as medidas de distanciamento social recomendadas pelas autoridades médicas. Ao todo, foram registradas pela Polícia Militar mais de 30 ocorrências de aglomeração no último final de semana.

“Infelizmente, estamos tendo problemas. Problemas focais, como em Pipa. Aquilo é inaceitável. As forças de segurança do estado estão se dirigindo nesse momento à praia de Pipa. Inclusive lideradas pelo secretário de segurança”, afirmou Bezerra.

aglomeração pipa
Aglomeração registrada na Praia da Pipa. — Foto: Reprodução

Nem mesmo as barreiras sanitárias instaladas nos principais acessos à praia impediram as aglomerações na Praia da Pipa, no município de Timbau do Sul, que baixou um decreto proibindo shows e eventos na cidade. Desde o dia 02 de fevereiro, está em vigor em todo Rio Grande do Norte um decreto que proíbe eventos de Carnaval que gerem aglomerações.

“As pessoas não têm o direito de ir para rua daquela maneira, sem a máscara, sem cumprir os protocolos sanitários, fazendo o contágio do vírus se espalhar pelo estado afora. Eu digo isso com muita dor, mas infelizmente falta uma consciência por parte desses segmentos da população”, disse a governadora.

Leitos de UTI quase 100% ocupados em Natal

Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a capacidade das UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo) beira os 100%, de acordo com a governadora. A ocupação de leitos de UTI no estado também é alta: 76%. A falta de leitos combinada com as aglomerações de Carnaval preocupa as autoridades.

“A taxa geral de hospitalização está em torno de 76%, e na Região Metropolitana está chegando a 100%. Uma vez acometidas por covid-19, [as pessoas] virão em busca de atendimento na região metropolitana. E aí a pergunta: vai ter leitos?”, questionou Fátima Bezerra.

A governadora aproveitou a oportunidade para fazer um pedido aos turistas e locais sobre as aglomerações registradas no Rio Grande do Norte durante a pandemia de Covid-19.

“Por favor, não dá para repetir as cenas de ontem, aquilo é um escárnio, aquilo é brincar com a morte”, pediu Bezerra durante entrevista à Globo News.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.