Como lidar com a indecisão?

Conseguir lidar com a indecisão não é uma tarefa tão fácil, a gente sabe. Afinal, no dia a dia, temos tantas coisas para nos preocupar, que decidir algo importante pode se transformar em um verdadeiro “problemão”.

Ao mesmo tempo, existem diversas medidas que podemos colocar em prática na hora de lidar com esse tipo de situação. A seguir, destacamos cada uma delas, com o intuito de ajudar você. Acompanhe!

Como lidar com a indecisão?

Infelizmente, não existe uma resposta correta de como lidar com a indecisão. Cada situação deverá ser analisada de maneira subjetiva, e não focada em algo 8 ou 80. Afinal, a maior parte das decisões que tomamos diz respeito a nós e, portanto, tem a ver com a nossa história.

Por isso, não devemos nos ancorar em escolhas alheias, certo? Mas sim, usar os atributos abaixo como forma de analisar a nossa própria situação.

Dito isso, vamos às dicas de como lidar com a indecisão:

1. Pergunte-se a quem você está tentando agradar

Se você está tendo que lidar com a indecisão, pare e pense sobre quem você está tentando agradar.

Será que a indecisão tem a ver com o que você quer, ou com o que outra pessoa diz querer?

Pensar sobre isso pode lhe ajudar. Afinal, muitas vezes queremos decidir algo que agrade aos outros, deixando os nossos desejos de lado. Mas isso não deve ser assim.

2. Analise prós e contras de maneira racional

Quando estiver analisando os pontos positivos e negativos de uma situação, ancore-se no racional, e não apenas no emocional.

No começo, isso poderá parecer impossível. Mas à medida que o tempo passa, você terá muito mais clareza na hora de lidar com a indecisão.

Por exemplo, se você foi promovido para trabalhar em outra cidade, mas não sabe se quer ou não ir, pense nos fatores positivos e negativos racionalmente.

Pense no salário, no bem-estar de trabalhar com o que gosta, na qualidade de vida, na mudança de mentalidade, etc. Ao invés de focar apenas na saudade dos primos ou tios, por exemplo.

Claro que a emoção é importante, mas ela deve ser analisada JUNTO com os prós e contras racionais, a fim de ter uma pesagem mais coerente.

3. Pare de se ancorar apenas no que os outros dizem

Não fique jogando as suas decisões para outras pessoas. Na hora de escolher algo simples, como um prato no jantar ou uma roupa para trabalhar, tome a decisão sozinho.

Quanto mais você der oportunidade para si mesmo decidir, mais fácil será lidar com a indecisão se ela surgir.

Ao mesmo tempo, pare de dar tanta importância a essas decisões simples. Simplesmente escolha algo. Ponto.

4. Coloque prazos para as suas decisões

Adicione prazos nas suas decisões.

Precisa escolher o carro novo? Adicione uma data para isso.

Deve decidir se muda de casa ou não? Coloque uma data limite.

Isso vai forçar a sua mente a pensar nos prós e contras e, assim, tomar a decisão.

5. Procure ajuda psicológica

Se nada ajudar, procure a psicoterapia para lidar com a indecisão. Você não precisa sofrer todas as vezes que for decidir algo. Busque ajuda para isso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.