Libido de carreira: O que isso quer dizer?

Você já ouviu falar em libido de carreira? Se ainda não, não se preocupe! Neste conteúdo, apresentamos o que esse conceito pode querer dizer e qual a importância dele em nossas vidas. Saiba mais!

O que é libido de carreira?

A libido, por si só, está muito atrelada ao desejo que temos sobre alguma coisa. Isso significa que ela não aparece apenas em relacionamentos com parceiros – como muitas pessoas tendem a reduzi-la.

Quando fazemos algo que gostamos, estamos dispondo de uma dose de libido mental. É o caso dos exercícios físicos que nos agradam, das programações de fim de semana que gostamos de fazer, até mesmo dos estudos que nos dedicamos.

Quando temos libido, ou seja, desejamos algo, tudo se torna mais “fácil”. Passamos a fazer as atividades com mais motivação, afinco e foco.

E o mesmo vale para a carreira: quando temos um desejo maior sobre a nossa vida profissional, podemos dizer que temos libido de carreira. Afinal, temos um desejo ardente de crescer, aprender, desenvolver-se, e assim por diante.

Essa libido, assim como muitas outras, faz parte da nossa vida. Cada esfera do cotidiano conta com uma dose de “vontade” para se fazer algo. Se alguma situação nos deixa entediado, talvez a nossa libido esteja baixa para esta atividade em específico.

Conseguiu compreender o que queremos dizer? Então continue lendo e descubra por que essa libido é importante.

Por que é importante ter libido de carreira?

A libido de carreira é muito importante para nós. Sem ela, podemos nos sentir estagnados naquilo que fazemos, causando uma frustração intensa. Porém, quando temos um desejo ardente relacionado com a nossa profissão, passamos a nos dedicar cada vez mais.

Buscamos aprender, crescer, desenvolver, errar e acertar. Sabemos que a forma como atuamos faz toda a diferença no futuro. E sentimos uma boa dose de energia mental para superar desafios cotidianos, uma vez que estamos interessados (desejando) a carreira e a trajetória.

Em contrapartida, quando não temos a libido de carreira, acabamos nos sentindo desmotivados. O trabalho passa a ser visto como chato, sem futuro e sem propósito. Aos poucos, isso vai minando a nossa saúde mental e o nosso bem-estar, colocando-nos dentro de rotina desagradáveis, desgastantes e nocivas.

É possível desenvolver?

Bom, até aqui você já pôde compreender muita coisa sobre essa libido profissional, mas surge a dúvida: Será que é possível desenvolvê-la?

E a verdade é que essa libido nasce quando nos autoconhecemos e buscamos saber mais sobre o que gostamos, não gostamos, desejamos, etc.

Se não soubermos qual é o caminho profissional que faz sentido para nós, como podemos sentir um afinco de ir atrás dele? Afinal, se eu não sei aonde quero chegar, como posso me empolgar extremamente com o caminho? 

Pense sobre isso e comece a mergulhar no seu autoconhecimento. Conheça seus pontos fortes e fracos, descubra seus sonhos e encontre o que você ama. Assim, quando encontrar o seu “amor profissional”, é bem provável que a libido de carreira venha junto.

Lembre-se, ainda, de que a ajuda profissional (psicológica) pode lhe ajudar nessas descobertas. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.