Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

LIBERADO pagamento em dobro no INSS; veja como conseguir

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contou com novas regras de acúmulos de benefícios após o texto da Reforma da Previdência entrar em vigor. Antes, o segurado poderia receber dois benefícios ao mesmo tempo, como, por exemplo, nos casos de duas pensões. Mas agora, o acúmulo é permitido?

Sendo assim, com as novas regras, o beneficiário poderá receber duas aposentadorias oficiais do INSS, mas desde que sejam recebidas em regimes previdenciários diferentes. Além disso, o beneficiário poderá receber pensão por morte mais aposentadoria.

No entanto, vale destacar que a concessão depende de quando os benefícios foram solicitados.

INSS: Casos em que o acúmulo é permitido

O beneficiário do INSS poderá receber duas aposentadorias ao mesmo tempo, desde que sejam concedidas em regimes previdenciários diferentes.

Por exemplo, caso um professor trabalhe em uma escola privada e e também seja servidor público, ele poderá se aposentar tanto pelo INSS, quanto pelo regime próprio de previdência do município ou do estado em que for servidor.

Além disso, será possível acumular a pensão por morte e aposentadoria. Nesta situação, o segurado vai receber, integralmente, o benefício de maior valor. O pagamento será apenas de uma parcela do que for menor.

O cálculo

O percentual vai ser calculado por uma escala de reduções, dividida por faixas de rendimento, limitado ao salário-mínimo.

Poderão ser recebidas em conjunto:

Pensão por morte decorrente de cônjuge ou companheiro de um regime da previdência social mais outra pensão por morte de regime diverso ou pensões aliadas às atividade militares presentes.

Além disso, será permitido aposentadoria rural por idade + pensão por morte de trabalhador urbano.

INSS: Casos em que o acúmulo é proibido

O acúmulo de benefícios no INSS é proibido nas seguintes situações:

  • Salário-maternidade e auxílio-doença;
  • Auxílio-doença + aposentadoria;
  • Aposentadoria e abono de permanência de benefício;
  • Duas pensões por morte deixadas por cônjuge, filhos ou pais;
  • Seguro-desemprego + outro benefício da Previdência, salvo pensão por morte ou auxílio acidente.
43 Comentários
  1. José Daniel Diz

    Não renho ideia de como são os critérios que usam na definição do valor que é atribuido ao auxílio emergêncial e nem o que faz designar o valor maior somente a mulheres , considero o valor do inicio razoavel , a terceira etapa pouco , entretanto , abençoado e de grande ajuda sim . o Presidente merece nossa gratidão e apoo

  2. ANDREIA APARECIDA ANDRADE Diz

    Engraçado este bando de políticos safados libera dinheiro a torto e a direita e não aprovaram as parcelas do seguro desemprego. Vai entender estes canalhas. Ainda, libera logo o dinheiro do povo, imposto que pagamos a vida toda. Libera pelo menos o INSS do povo. Bando de ladrão. Todos deveriam anular os votos em todas as eleições. Bando de canalhas estes governantes do Brasil.

  3. Rosangela Diz

    Minha mãe recebe pensão por morte.
    Contribuiu apenas 1 ano para a previdência ela tem 71 anos
    Nestas condições ela teria direito de receber aposentadoria por ida?

    1. WALDIRENE MARIA SOUZA DE ALBUQUERQUE Diz

      Nesse caso, pela regra de concessão de aposentadoria ela não tem a carência suficiente para adquirir o benefício, ou seja, não contribuiu com no mínimo 15 anos para a Previdência.

  4. Josefina Ferreira de Andrade Diz

    A minha tia tem mais de 80 anos .recebe um salário da morte do esposo , acho que é funeral.
    Ela te direito em receber aquela ajuda ? Ou benefício
    Pela idade dela.
    Ela é sozinha e tem que pagar alguém p cuidar e comprar remédios, ela é diabética.
    Caso possível a quem recorrer?

  5. Josefina Ferreira de Andrade Diz

    A minha tia tem mais de 80 anos .recebe um salário da morte do esposo , acho que é funeral.
    Ela te direito em receber aquela ajuda ? Ou benefício
    Pela idade dela.
    Ela é sozinha e tem que pagar alguém p cuidar e co.prar remédios, ela é diabética.
    Caso possível a quem recorrer?

  6. Aldenoura Salustiano da Silva Diz

    Gostaria de saber se tenho direito de aposentar com aposentadoria rural já que morei e trabalhei como diarista na roça até os meus 31anos até partir dessa até 58anoa fui professoras mas nas horas vagas ajudava na roça . Aposentei como professora 2016 continuei morando na roça mas hoje fui do da horta planto mandioca e milho não para comércio só pra o sustento familiar.

  7. Jailson dos Santos Diz

    Tenho 60anos tenho direito de recebe alguns benefícios po ter trabalhado de 2011a 2019 em uma só empresa

  8. Maria Dulce da Silva araujo Diz

    Maria Dulce da Silva araujo

  9. MARLI APARECIDA DA SILVA MARTINES Diz

    Gostaria de saber se minha mãe pode receber por idade, ela recebe pensão por morte deixada por meu pai, mas ela trabalhou muito tempo, porém acho que faltou alguns anos para completar o prazo. Ela já tem 78 anos de idade e tem muitas contas para pagar, como posso ajudá-la?

  10. O pai da minha filha faleceu ja faz um bom tempo ela e a filha única e tem problema de saúde ela tem direito da aposentadoria dele

    1. WALDIRENE MARIA SOUZA DE ALBUQUERQUE Diz

      Oi Aparecida, ela tem direito a pensão por morte dele a contar da DER (data de entrada do requerimento).

  11. Marlipereiradossantossantos Diz

    Recebo pencao.por morte tenho direito lous

    1. WALDIRENE MARIA SOUZA DE ALBUQUERQUE Diz

      Oi Marli, não se acumula benefício previdenciário com benefício assistencial.

  12. Maria jucilene Nazaré de sousa Diz

    Gostaria de saber minha mãe e casada ndo religioso e civil e meu pai faleceu ele recebia o BPC e ela não consegui pega a pensão por morte, ela vai ter direito

    1. Cleone Gomes Machado de Lima Diz

      BPC é pra quem nunca contribuiu com INSS….. não é aposentadoria,,, quando o seguradoro morre acaba….

  13. Jandir Manoel da Silva Diz

    Boa noite, gostaria de saber se aposentado
    por tempo de contribuição o contribuinte podera receber também outra aposentadoria por idade?

  14. Norma Maria do Nascimento Greskiv Diz

    Gostaria de saber porque demora tanto pracesso que vao para trf . Tenho um desde de 2009, já dado ganho de causa ja fazer uns 5 e até hoje não liberaram. Sou de treceira idade , com 71 anos, transplantada de fígado e rim , necessito para meus tratamentos e minha necessidade e esse processo não tem fim. Obrigada e aguardo retorno.

  15. mota juarez Diz

    Neste conturbado momento de pandemia.
    Sr inss crie um numero de watssap para
    responderem as duvidas dos segurados.
    Outra coisa,são mais de 1.800 mil pedidos
    em análise,quanta demora é esta?
    Mais de 6 meses,o povo morre.
    E,ainda votam nestes incompetentes?
    Acorda Brasil,vem para ruas.

  16. Edileuza Francisca de Lima paniago Diz

    Olá….minha mae recebe auxílio doença. E meu pai era aposentado.falesceu á tres anos .minha mae tem direito a aposentadoria dele?

    1. WALDIRENE MARIA SOUZA DE ALBUQUERQUE Diz

      Edileuza, por ser sua mãe dependente de primeira classe, tem o direito a solicitar a pensão por morte.

  17. Rosangela do Socorro da S.Rolim Diz

    Olá minha mãe, não recebeu a pensão por morte do meu pai, que faleceu em 2014, eram casados legalmente nos dois ,igreja e cartório. Ela recebe o auxílio Loas, que não dá direito ao décimo. Fomos no INSS,pra ela ter o direito da pensão do papai mais foi negado, gostaria de saber se ela tem direito ou não, e o devemos fazer?

    1. Ana Lucia Duarte Vidal Diz

      Olá Rosangela, para te responder preciso saber melhor sobre o caso, pode entrar em contato no e-mail abaixo me passando detalhes do seu caso que te dou uma resposta mais precisa. luduarte_cac@hotmail.com. Porém já adianto que para sua mãe ter direito a pensão por morte, além de ser casada, seu pai devia ser segurado do INSS.

    2. WALDIRENE MARIA SOUZA DE ALBUQUERQUE Diz

      Rosângela, estes benefícios não se acumulam, se seu pai era segurado do INSS na época do fato gerador dando a sua mãe o direito de receber a pensão, a mesma tem q abrir mão do LOAS para tal benefício, porém o direito de recebimento financeiro será a partir da data de entrada do requerimento e não retroativo a data do óbito.

  18. Delise f panegalli Diz

    Minha pensão pôr morte do filho foi bloqueada em 2015 tenho testemunhas que comprova que nessecito dessa pensão agora maís aínda com essa pandemia ajudo minha filha e três netos minha aposentadoria só recebo 680 e ainda preciso comprar medicamentos gostaria se tenho o direito de ter de volta minha pensão.

  19. Deneuzir Diz

    Eu acho muita burocracia , para liberar os direitos do brasileiro , está sendo o Brasil burocrático , ficão anunciando toda vida uma projeto e nada de liberar

  20. Luis Fonseca Diz

    Tenho 65 anos a 11 anos sofri um acidente no celebro dez dias depois que tomei a vacina pra febre amarela,pra fazer uma viagem pra Angola desmaiei as quatro horas da manhã sendo levado pelos médicos da Samu pra o hospital tive que ser levado direto pra uti após alguns exames incluindo tomografias do cérebro foi encontrado as lesões devido algumas baquiterias que estava comendo meu cérebro,hoje vivo tomando remédios pra não ter convulsões por falta de oxigênio no celebro,ainda pra atrapalhar surgiu um câncer na face e no olho esquerdo já passei pela primeira cirurgia,agora no começo do ano já estava preparando pra segunda apareceu está pandemia dei entrada na minha aposentadoria via judicial passando por duas perícias todas aprovada por incapacidade de trabalho só que ainda não passou pela mãos do juiz. Faz 13 anos que não vejo um centavo de meus direitos como cidadão da impressão que não sou deste planeta só que nem todos medicamentos recebo da farmácia alguns tenho que comprar.

  21. Edineia dos Santos Diz

    Olá. Gostaria de saber se minha mãe que é aposentada pode deixar a aposentadoria dela pra mim que sou sua filha após sua morte?

  22. Sueli Diz

    Quando o aparentado vai receber o benefício de 2000.00 pela pandemia

  23. DENILSON LOYOLA Diz

    Boa tarde
    Minha mãe recebe pensão por morte de meu pai .
    Gostaria de saber se ela pode entra com o pedido de aposentadoria e receber os dois benefícios ?
    Oi se ela já pega um ela não pode pega o outro ?

    Ass Denilson loyola

  24. Maria Diz

    Deveria fazer regras para esses deputados federais e estaduais salafrario que fazer as leis contra o povo

  25. Maria da Consolação Matias Diz

    Bom dia gostaria de saber quanto vamos receber os 2.000.00 de abono que prometeram pro final do amo . nós que contribuímos com inss por 20 anos somos idosos estamos precisando desse dinheiro .tem muita gente aí que não precisa estão recebendo ouxilio emercial e nós aposentados estamos , idosos estamos jogados as traças e tenho dito

  26. Aldenir Bonfada Barres Diz

    Os aposentados não tem direito de nada quem ganha Salário Mínimo não recebe ajuda?

  27. JUCILENE NERI DA SILVA Diz

    BOM DIA POR FAVOR GOSTARIA DE SABER SE SO OS BENEFIXIARIOA QUWM RECEBEM O INSS DE 1 SALARIO MINIMO IRAM RECEBER?? E OS QUE GANHAM POUCO COMO O AUXILIO DA UNIAO QUE É TAO POUCO COMO EU SO RECEBO 600 REAIS .TAMBEM NAO TEREI DIREITO AOS 2 MIL .NOSSA .NOS PRECISAMOS TAMBEM .!!OBG.JUCILENE NERI .SOU PESSOA COM DEFICIENÇIA .JA 5 ANOS E MEIO SEM TRABALHAR.E ESPWRANDO DO INSS..POR FAVOR NOA AJUDEM NW?? .

  28. Rosely teixeira gomes Diz

    Quem e aposentado pelo estado pode pegar o seguro desenprego

  29. Gleci Dorneles CORRÊA Diz

    Eles não pensão em nós que recebemos loas

  30. CELSA PINHEIRO Jardim Diz

    Eu como cidadão acho injusta os bpc ser tão prejudicado nessa pandemia. Não recebeu nada de ajuda .Tá muito difícil pra eles também. Bolsonaro deveria pensar nos Bpc (loas)

  31. Janio giardini Diz

    Eu gostaria de saber como vai ficar a minha situação sem ter aonde morar ,doente,nao consigo trabalhar mais tenho exames médicos atestados recentes por favor me dê uma resposta pois nao consigo mais morar nas ruas de São José do Rio Preto SP ,
    Se cortar o emergencial vão tirar tudo ,
    Esse emergencial estou usando para pegar o coletivo para ir aos médicos,
    São apenas 300 reais nao da para comprar uma mistura diferente estou com vontade de comer uma lazanha,
    Desde que me cessaram sem Justa calza a minha aposentadoria por invalidez permanente agora dependo dos outros para sobreviver isso é uma injustiça, dei inúmeras entradas por assistência social para pegar o loas está em análise desde5 de agosto ,isso é uma vergonha para o nosso país com tantas diferenças,
    Para os peritos medicos fazer a análise era apenas 45 dias mas já fãs mais de 3 mês por favor em nome de um doente gostaria de fazer uma perícia com urgência federal para mostrar a minha invalidez ?

    1. WALDIRENE MARIA SOUZA DE ALBUQUERQUE Diz

      Senhor Jânio, entre em contato com o 135 para saber o andamento do seu pedido do benefício assistencial BPC. Mas preciso entender pq sua aposentadoria por invalidez “permanente” foi cessada…

  32. Euda Maria Soares Coutinho Diz

    Gotaria de saber se minha mãe poderia se aposentar por idade, já que ela recebe uma pensão por morte do meu pai, ela nuca trabalhou sempre foi dona de casa.

    1. WALDIRENE MARIA SOUZA DE ALBUQUERQUE Diz

      Euda, para sua mãe ter o direito a receber uma aposentadoria do INSS, ela tem q ter qualidade de segurado, ou seja, ter contribuído com a Previdência. A pensão por morte q ela recebe é pelo direito de dependente.

  33. Francisco Adriano das Chagas do Nascimento Diz

    Ola eu sofri um acidente acabei perdendo minha mão qui eu mais usava a esquerda foi na imprensa aço cearense daí eu fiquei com depressão não quiz mais voltar a trabalhar lá desde então fiquei recendo só meio salário por acidente já tentei vários advogados para tentar completar meu benefício mais já faz 5 anos e nada tenho uma filha pra pagar pensão não consigo ajudar minha mãe com as contas de casa por que meio salário na dá pra quase nada si eu não tivesse minha mãe eu não teria com cuidar das contas de casa nem nada sinto muitas dores nas costa minha clavícula e quebrada não tenho muitas condições de trabalhar o que eu faço ?

    1. WALDIRENE MARIA SOUZA DE ALBUQUERQUE Diz

      Seu Francisco, o senhor recebe um auxílio acidente q é 50% do valor q deu origem o seu benefício de auxílio doença. Este auxílio se dá pela sequela do acidente ocorrido na empresa. Estando o senhor com uma sequela permanente e esta comprovada por laudo médico, solicite pelo 135 o agendamento de uma aposentadoria por invalidez.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.