Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

LIBERADO o mais novo pagamento de benefício automático de R$1.045 via INSS

O Instituto do Seguro Social (INSS) confirmou que iniciará o processo de implantação automática de benefícios assistenciais concedidos pela Justiça. Entre esse processo está o Benefício da Prestação Continuada (BPC/Loas), voltado ao cidadão idoso ou deficiente de baixa renda.

A iniciativa, uma parceria do INSS com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem objetivo principal trazer celeridade nos pagamentos aos segurados que ganham ações judiciais.

Em nota, a autarquia federal disse que “[..] está focando nos benefícios assistenciais e tem trabalhado para fazer a interligação com os sistemas da Justiça. Esta primeira fase de interligação está prevista para setembro”.

Processos automatizados

O atendimento referente a uma demanda judicial é feito, atualmente, por diversos servidores do INSS. Agora, com a interação dos sistemas, as concessões se tornarão mais automatizadas, o que gerará uma redução no tempo gasto durante essas análises, além de afastar possíveis erros no suporte da demanda.

De acordo com informações da juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Lívia Peres, o magistrado poderá emitir, agora com os processos já informatizados, uma ordem de implantação ou restabelecimento de benefícios diretamente ao INSS para o cumprimento da decisão pela autarquia federal.

A partir da automação, uma ordem judicial que levaria meses para ser atendida, agora demorará algumas horas. No começo de 2020, cerca de 200 mil decisões judiciais estavam pendentes para o cumprimento pelo INSS. Em muitos casos, os prazos já haviam expirado. Com a automatização, a expectativa é que os processos se tornem mais ágeis e também seguros.

Veja também: Governo permite comprometer 40% do INSS com consignado

22 Comentários
  1. Neide Maria Melo do nascimento Diz

    Só viúva rresebo pensão pô morte meu marido pagava dóis salário pois só reservo um como fasso pra rreseber os dois?

  2. Neide Maria Melo do nascimento Diz

    Oi boa noite eu sou viúva meu marido pagava dóis salário mais só rresebia um o qui fasso pra rreseber os dois salário tenho 59 anos tenho problema de saúde.i moro de na casa do zotro .?

  3. Maria Inês de Souza Cabral Diz

    Por favor me responda.

  4. Maria Inês De Souza Cabral Diz

    Meu nome é Maria Inês dei entrada na minha aposentadoria por idade em 17/12 2019.O meu pedido foi indeferido tenho 60anos 180 meses de contribuição ou mais,tenho direito adquirido.Entrei com recurso em 1 de junho de 2020. Foi concluído o possesso e até agora nada de resposta.O que devo fazer?

  5. Vera Maria Batista da silva Diz

    Operei dia 14 de março e tinha 2 consultas pós operatório uma dia 23 de março outra dia 30 de março, o médico me deu atestado na primeira consulta do dia 23 por quanto da pandemia pois estava fechando tudo,o inns não quer pagar porque deu diferença de 7 dias,pois o atestado tinha que ser do dia 30.o que faço agora

  6. Pedro paulo Diz

    Tem que Liberar os benefícios para quem tem logo. Esse negocio de ficar pingando pingando é complicado. Esse pingadinho nao da pra nada do jeito que está a situação.

  7. Solange Martins De Sant Anna Diz

    Esse é nosso país só político que não paga imposto tem direito a aposentadoria com salário alto com nosso dinheiro este e um país de ladrão eu estou a sete anos correndo atrás do meu acidente de trabalho pra mim encostar até agora nada enquanto isso juiz ladrão senadora assasina tudo soltos gozoando com o dinheiro do povo que vota nesses vagabundos estamos em época de eleição vote serto agora pra não chorar mais tarde vote para vereador 43369 e prefeito 17 fassa valer sua voz

  8. Nely Peixoto Diz

    Eu acho isso uma palhaçada que estão fazendo com os aposentados, vários grupos receberam auxílio emergencial , para os aposentados anteciparam o 13°salário. A partir daí começou uma especulação a respeito de um emergencial de $ 2000,00 reais que estava pra ser votado mais nada aconteceu , depois era o 14° que também ñ foi liberado . Nós aposentados temos um sindicato que parece que ñ existe , um bando de molengas que ñ fazem nada pelos aposentados, como alguém vai se associar a um sindicato fraco como esse , que na hora de brigar pelos aposentados nada faz. Vê se vcs param de ficar publicando mentiras de que vai sair alguma coisa pra aposentado , eles querem mais que os aposentados morram.

  9. Laura sousa divino Diz

    Meu filho tem cardiopatia grave dei entrada no INSS em 2018 agora pois não consegui trabalhar mais pois tenho q cuidar dele dai a resposta q eles mim deram foi q pedido foi negado. Daí coloquei na justiça Federal até agora não obteve resposta oq devo fazer?

    1. Flavia-navarro@hotmail.com Diz

      Tem que falar com seu advogado.

  10. Aurea De Souza Ferreira Diz

    Eu sou aposentada pelo loas.tem sete os nós joelhos e na coluna com 68 anos já guse não consigo andar.ando com uso de bengala.n bom

  11. Stella Maris Felício Diz

    Bom dia. Sou pensionista e minha vó aposentada rural…eu já peguei o dessimo esse ano .será liberado para mim dnovo?
    Minha vó ter a direito a dessimo ou esse valor que vai ser liberado ? Pq o benefício dela não tem direito a dessimo..

    1. OSWALDO LUIZ COSTA OLIVEIRA Diz

      Onde está a graça em publicar Fake News a respeito do 14′ Salário??? Isto é farsa pra políticos darem risada.

  12. Ednea Firmo De Almeida Diz

    Olá meu nome é Ednea sou procuradora de mh mãe ela tem 88anos gostaria de saber se eu posso adquirir um cartão de crédito da caixa para ela de maneira que eu possa fazer as prioridades dela e de meu irmão especial que é dependente dela

  13. Benedita Bernadete Martins Diz

    FILHO EXCEPCIONAL ,29 ANOS ,NUNCA TRABALHOU, NÃO CONSEGUE.
    FOI CORTADO DO LOAS.
    NÃO PODE SE APOSENTAR PELA LEI.
    FAZER O QUE ENTÃO?
    SOU MÃE, CUIDO SOZINHA E RECEBO SALÁRIO MÍNIMO.
    TENHO 59 ANOS.DOENCAS CRÔNICAS COMO DEPRESSÃO E OUTROS.
    MANDEI CARTA DE RESPOSTA AO INSS.
    NÃO OBTIVE NADA ATÉ AGORA.
    O Q FAZER?

    1. Hel Diz

      Vc tem que informar por qual motivo o benefício foi cessado.

    2. Flavia-navarro@hotmail.com Diz

      Oi tudo bem?? A Sra. Tera que entrar na justica federal para o seu filho.

    3. Flavia-navarro@hotmail.com Diz

      Qualquer duvida entrar em contato. 33249241

    4. Inês Diz

      Támbem trato de depreção forte e diabética sempre alta e o INSS sempre nega meu auxílio doença!! e muito triste agente trabalha contribui e quando fica doente não tem o retorno essas doenças são crônicas .Tem cura diabetes? Tem cura Depreção?

  14. OSNI COSTA NOVO Diz

    Faz mais de dois meses que solicitei o auxílio doença pela internet, anexei todos o documentos necessários para a liberação do valor de um salário mínimo e até agora nada. Consulta no saite está em análise, no 135 não sabem. Como explicar isso? Se foi feito para adiantar o processo, ninguém sabe nada.

    1. Flavia-navarro@hotmail.com Diz

      Sim, esta demorando mesmo. Tem que aguardar e continuar acompanhando.

  15. Eduardo boscardin costa Diz

    Tenho receber fgts do meu pai morreu 2014 desde maio nao recebo recebo pensão fiz 21 anos muita dificudade entrar sou titular tenho duas irmã eu agendo vou direto inss como faço receber

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.