Locais de prova do Revalida 2020 serão divulgados no dia 23 de novembro

De acordo com informação divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira (13), os 15,4 mil candidatos inscritos no Revalida 2020 poderão conferir os locais de prova a partir do dia 23 de novembro. Desse modo, cada candidato deve acessar a Página do Participante para verificar onde fará a prova.

Conforme o edital, a primeira etapa do Revalida 2020 acontecerá no DF e em 13 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Ainda de acordo com o Inep, os inscritos na edição de 2020 obtiveram diploma em 63 países. A maioria se formou na Bolívia (43,2%). Há ainda grande parte que obteve certificado em Cuba, totalizando 23,7% dos inscritos. Quanto à nacionalidade dos inscritos, o 64,7% (10.720) são brasileiros, os demais são estrangeiros.

A data de aplicação da primeira etapa é 6 de dezembro deste ano. Já o resultado será divulgado no dia 5 de março de 2021. O Revalida não acontece desde 2017, apesar de a legislação determinar que o exame deve ocorrer duas vezes a cada ano.

Sobre o exame

A criação do Revalida se deu por meio da Portaria Interministerial nº 278, de 17/03/2011. O Revalida é o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira. Desse modo, o exame é de caráter obrigatório para todos os médicos cursaram medicina fora do Brasil e desejam exercer a profissão no país.

O exame objetiva avaliar de forma rigorosa as habilidades e competências para o exercício da profissão. Desse modo, possui duas etapas e ambas as provas são de caráter eliminatório.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja O que diz o Guia do MEC sobre a redação do Enem.
Leia Corte no MEC pode afetar educação básica em até R$ 1 bilhão.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.