Levantamento do Fiocruz recomenda vacinação de adolescentes para a retomada do ensino presencial

Levantamento realizado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) aponta que a imunização de estudantes é a medida ideal para uma retomada mais rápida do ensino presencial. Diante disso, a Fiocruz recomenda a vacinação de jovens com idade entre 12 e 18 anos.

O documento apresenta atualizações e a ampliação de um conjunto de orientações para as atividades escolares na pandemia. Uma versão anterior com recomendações foi publicada em março deste ano pela Fundação.

Vacinação pode evitar fechamento de turmas por longo período

Patrícia Canto, assessora da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e integrante do grupo de trabalho da Fiocuz que trata questões relativas à pandemia, afirma que vacinar os adolescentes pode reduzir o tempo de fechamento das escolas. Desse modo, seria possível evitar interrupções de aprendizagem.

“O risco de afastamento dos menores de 18 anos de suas atividades normais como escola e eventos sociais pode se revelar um risco maior do que o da própria Sars-CoV-2 para eles. Não há razão para acreditar que as vacinas não devam ser igualmente protetoras contra a Covid-19 em adolescentes como são em adultos e, em conjunto com as medidas de distanciamento e uso de máscaras, propiciem um retorno às aulas ainda mais seguro”, diz ela.

De acordo com a Fiocruz, o documento traz atualizações a partir de evidências e informações científicas e sanitárias. Segundo os especialistas, o planejamento de retomada das aulas deve envolver um estudo da situação epidemiológica. Além disso, as escolas devem incluir alunos, pais e docentes na tomada de decisão.

A Fiocruz destaca ainda outros tópicos novos além da vacinação de crianças e adolescentes. O documento aponta os possíveis riscos em ambientes fechados e como lidar com isso em sala de aula, por exemplo.

Entre as medidas já apontadas, para a retomada das aulas presenciais, a Fiocruz reitera a eficácia do uso da máscara e do distanciamento de, no mínimo, um metro e meio entre as pessoas.

Clique aqui e confira os boletins do Observatório Covid-19 da Fiocruz.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia SP: Gestão Dória exclui alunos de escolas da rede estadual sem aviso prévio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.