Talibã anuncia a proibição de aulas mistas em universidades do Afeganistão

Neste domingo, dia 29 de agosto, o ministro da Educação do Talibã, Abdul Baqi Haqqani anunciou que estão proibidas as universidades públicas e privadas com aulas mistas no Afeganistão. Segundo o comunicado de Bagi Haggani, a medida já está em vigor. 

Desse modo, os alunos devem ser separados por gênero, alunas e alunos devem ter aulas em turmas separadas. A partir de agora, homens e mulheres devem ser colocados em classes diferentes. O anúncio do Talibã foi feito por meio da emissora afegã “Tolo News”.

O ministro da Educação ressaltou ainda que as aulas devem acontecer respeitando as regras da Sharia, lei islâmica que segue as escrituras do Alcorão. “Eles continuarão a estudar em classes separadas, como a Sharia deseja”, afirmou Baqi Haqqani.

Há uma semana, o grupo fundamentalista já havia proibido as aulas mistas em escolas e universidades da província de Herat. Com isso, o Talibã dá seguimento a sua política de restrição às mulheres. 

Houve também a proibição de “vozes femininas” em estações de rádio e emissoras de TV de Kandahar, segundo o site India Today. Além disso, o grupo vetou a música porque o Islã proíbe.  

Alunos italianos estão bloqueados em Cabul

Segundo a Ansa Brasil, em entrevista à Rai, o vice-reitor da Universidade La Sapienza de Roma, Bruno Botta, afirmou neste domingo (29) que 81 alunos da universidade não conseguiram sair de Cabul conforme estava previsto.

Botta disse ainda que os nomes dos estudantes constavam na lista do Ministério da Defesa para a transferência para a Itália. No entanto os alunos não conseguiram chegar ao aeroporto devido a um atentado suicida em na cidade de Cabul.

“Noventa pessoas tinham que voltar para a Itália, incluindo 81 estudantes afegãos que logo os cursos na Sapienza deveriam começar. Com eles algumas crianças também”, informou o vice-reitor.

Com informações da Ansa Brasil.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia SP: Gestão Dória exclui alunos de escolas da rede estadual sem aviso prévio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.