Learnability: uma habilidade para a vida

A habilidade de learnability vem sendo cada vez mais requisitada no mercado de trabalho e até mesmo nos contextos informais e pessoais.

Isso porque esse conceito traz à luz a ideia de que devemos aprender a aprender, a fim de estarmos sempre prontos para desenvolver algo novo e, consequentemente, impulsionar a nossa própria carreira.

Mas, se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, pode ficar tranquilo! Neste conteúdo respondemos a alguns questionamentos sobre o learnability. Acompanhe abaixo e saiba mais.

O que é learnability?

O termo learnability, em tradução literal, pode significar “aprender habilidade”. Mas o que isso quer dizer na prática?

Bem, o termo remete ao fato de que devemos estar prontos para aprender novas habilidades, a todo momento. Afinal, a sociedade se desenvolve e novas situações aparecem diante dos nossos olhos, todos os dias. Um exemplo disso seria a própria pandemia.

Por isso, estar por dentro das atualizações e sempre buscar aprender é uma peça-chave para se manter “vivo” no mercado de trabalho, podemos assim dizer.

Só que mais do que apenas se manter antenado às novidades do mercado, é preciso também saber aprender as novas habilidades. Isto é, ter o senso de buscar informações nos locais certos e de forma coerente, estruturando o seu conhecimento de maneira inteligente.

Portanto, podemos dizer que learnability é a potencialização de novas habilidades ou de habilidades profissionais que você já possui. Esse conceito se envolve, portanto, com a sua atualização e o seu desenvolvimento profissional.

Qual a importância do learnability?

Simples: com o learnability você sempre estará pronto para absorver novos conhecimentos importantes, que impulsionarão a sua carreira e a sua vida.

E sabe o que mais? Você não precisa usar esse conceito apenas no campo do trabalho. Mas sim, pode levá-lo com você, para todos os âmbitos da sua vida.

Por exemplo, você pode aprender novas habilidades, constantemente, que lhe ajudem com a logística da sua casa. Ou desenvolver habilidades de inteligência emocional, que impactem em seus relacionamentos interpessoais. E assim por diante.

Sendo assim, a importância dessa habilidade se dá em diversas esferas do cotidiano. Afinal, aprender é crescer, abrir a mente e viver novas experiências, fugindo da mesmice e da estagnação.

E, no fim de tudo isso, o learnability ainda é um potente ingrediente para a nossa saúde mental e cerebral. Isso porque aprender coisas novas, de forma estruturada e coerente, é dar margem para mais sinapses, memorização estimulada, etc.

Aprender a aprender e se desenvolver é fundamental!

Aprender a aprender de forma coerente é indispensável. Apenas desse modo é que conseguiremos, a cada dia, nos desenvolver mais e mais.

E esse desenvolvimento também é crucial para a nossa qualidade de vida e bem-estar, não é mesmo?

Por isso, procure saber mais sobre as habilidades que você pode desenvolver hoje. Veja as tendências do mercado de trabalho e desenvolva a sua inteligência emocional para lidar com as mudanças.

Assim, pouco a pouco você desenvolve o learnability e pode usá-lo no seu dia a dia de maneira inteligente!

Bom desenvolvimento para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.