Justiça do DF condena banco e agência de viagens a pagar indenização por falha na prestação de serviço - Notícias Concursos

Justiça do DF condena banco e agência de viagens a pagar indenização por falha na prestação de serviço

A juíza do 4º Juizado Especial Cível de Brasília condenou o Grupo HU Viagens e Turismo S/A e o Itaú Unibanco S/A, solidariamente, a pagarem à autora indenização por danos materiais e morais por falha na prestação de serviço.

Cabe recurso da sentença proferida nos autos do processo n. 0724394-15.2020.8.07.0016.

Cancelamento do serviço

Na petição inicial, a autora contou que adquiriu serviço de estadia por meio do Grupo HU Viagens e Turismo, pelo valor de R$ 6.464,97.

Conforme seus relatos, dois dias depois da realização da compra, solicitou o cancelamento do serviço, e o Itaú Unibanco foi informado a respeito do cancelamento, de modo a proceder o estorno.

De acordo com a requerente, embora tenham os réus realizado o estorno, continuaram a debitar as parcelas na conta da autora, que solicitou o cancelamento do débito, sem êxito.

Assim, a consumidora ajuizou ação pugnando a condenação das empresas a devolverem em dobro as parcelas já debitadas, bem como aquelas que porventura sejam debitadas até o termino da demanda.

Além disso, requereu indenização a título de danos morais, no valor de R$ 2 mil.

Falha na prestação dos serviços

Os réus pediram pela improcedência dos pedidos autorais e alegaram que, devido a pandemia da Covid-19, os reembolsos têm demorado a ocorrer.

A agência de viagem apresentou documento comprovando que conseguiu proceder o estorno apenas em 07/08/2020, durante o curso do processo.

Para a juíza, ficou incontestável a falha na prestação de serviço dos réus, os quais na fatura de 26/04/2020 procederam o estorno solicitado e posteriormente, de forma unilateral e injustificável, passaram a cobrar as parcelas do serviço já cancelado.

Neste sentido, ao fundamentar sua decisão, a magistrada argumentou:

 “Desta forma, tenho por procedente o pedido de repetição, uma vez que a autora não pode ficar à mercê da falha na comunicação entre os requeridos, e assim, ser cobrado por serviço notoriamente cancelado”.

Danos morais e materiais

Outrossim, a juíza aduziu que, na inicial, a autora informou que foram debitadas duas parcelas, totalizando R$ 2.155,04; e no curso do processo os requeridos procederam o estorno do valor total.

Diante disso, condenou os réus a procederem a devolução das parcelas já debitadas, em dobro, no valor de R$ 4.310,08, bem como daquelas que porventura sejam debitadas até o término da demanda.

Quanto ao pedido de dano moral, a julgadora entendeu ser igualmente procedente, pois, segundo a magistrada, os réus “trouxeram à autora inúmeros dissabores, que excedem o mero aborrecimento, ferindo legítima expectativa da autora-consumidora, com descontos indevidos, que, certamente, comprometem o orçamento doméstico da parte autora”.

Nesse sentido, fixou o valor dos danos morais em R$ 2 mil, tal como solicitado pela autora na inicial.

Fonte: TJDF

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