Irritabilidade no trabalho – Como controlar?

irritabilidade no trabalho é capaz de atrapalhar a sua tomada de decisão e as ações importantes que você deve ter na sua rotina corporativa. Afinal, quando nos sentimos extremamente irritados, parece que nada “sai do lugar” e que tudo tende a dar errado, não é mesmo?

Considerando esses fragmentos, trouxemos algumas dicas e sugestões que podem ser bem úteis para você, nesse sentido. Para saber mais, acompanhe esse conteúdo até o fim.

Como controlar a irritabilidade no trabalho?

A irritabilidade no trabalho vai aparecer. Cedo ou tarde, estaremos diante de algum gatilho estressor capaz de nos “tirar do sério”. Aqui, é fundamental que saibamos reconhecer o problema, para então poder agir sobre ele de uma maneira assertiva.

Por mais difícil que possa ser, reconhecer que precisamos mudar a nossa maneira de atuar é muito importante. Muitas vezes, tendemos a culpar os outros – especialmente se o estresse estiver envolvido com um terceiro-, mas é importante saber que nós podemos controlar a nós mesmos, e não aos outros.

Sendo assim, tenha em mente que tudo depende de você e, a partir disso, considere os apontamentos abaixo:

1- Entenda a causa da irritabilidade no trabalho

Reconhecer a causa da irritabilidade no trabalho é um bom ponto de partida. Muitas vezes, o estresse é tanto que nem paramos para analisar o estopim do problema. Porém, quando analisamos a causa, podemos tratar a questão raiz, diminuindo a irritabilidade e as chances de que ela apareça novamente.

Vamos pensar em um exemplo? Imagine que você precisa entregar um relatório urgente, nas próximas horas. Mas, infelizmente, a internet do seu trabalho está muito lenta e/ou caindo o tempo todo. As chances de isso atrasar o seu trabalho e provocar uma irritabilidade intensa são grandes, certo? Mas, será que adianta apenas se irritar?

O correto, nesse caso, seria contatar a empresa de internet e buscar sanar o problema, “corando o mal pela raiz”

2- Busque conversar sobre a situação estressora

Conversar sobre o que lhe causa a irritabilidade no trabalho também pode ajudar. Converse em casa, com algum familiar que você confie ou até mesmo no seu trabalho, com algum colega que lhe deixe à vontade.

Falar sobre as questões estressoras é uma forma de aliviar a tensão mental e, consequentemente, diminuir a sensação de irritabilidade.

3- Não confronte a pessoa que lhe causa irritabilidade no trabalho

Se a causa da irritabilidade for um colega de trabalho, não o confronte. Isso poderá aumentar o estresse, gerar conflitos internos e piorar a situação.

O melhor a se fazer é se afastar do colega, pelo menos por alguns instantes. Só volte a contatá-lo quando sentir que já diminuiu a sensação de estresse extremo.

4- Pratique atividades que estimulam o bem-estar e a tranquilidade

Para manter a saúde mental em dia, foque em praticar atividades saudáveis e que estimulem a tranquilidade e o bem-estar. Aqui, podemos citar atividades como caminhadas, passeios, hobbies, meditação, entre outras. Encontre o que lhe faz bem e o que você ama!

5- Faça psicoterapia e pratique o autoconhecimento

Por fim, busque a psicoterapia e o autoconhecimento. Essas duas atividades podem lhe ajudar a diminuir a irritabilidade no trabalho à medida que você se autoconhece e é capaz de gerenciar melhor as suas emoções. Cuide da sua saúde mental!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.