IPVA 2022: Conheça 5 carros que estão isentos do imposto

O IPVA de 2022 pode pesar mais no bolso dos proprietários, uma vez que os preços dos automóveis estão subindo devido uma supervalorização no mercado.

Os proprietários de veículos devem pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) todos os anos. Sem o pagamento do tributo, não é possível fazer o licenciamento do carro, por exemplo. Embora seja uma exigência, certos veículos são isentos da cobrança.

Veja também: Lista de condutores com a CNH suspensa, cancelada ou cassada foi divulgada por Detran

Esses carros, são os que possuem um maior tempo de fabricação. Vale ressaltar que o IPVA de 2022 pode pesar mais no bolso dos proprietários, uma vez que os preços dos automóveis estão subindo devido uma supervalorização no mercado.

Saiba quais são os carros isentos do IPVA em 2022

A gratuidade do tributo se dá individualmente, conforme os critérios de cada estado. No entanto, a regra básica geral é o tempo de fabricação. Neste sentido, confira a seguir o período cobrado por cada região:

  • Veículos com 10 anos de fabricação: Acre, Rio Grande do Norte e Roraima;
  • Veículos com 15 anos de fabricação: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
  • Veículos com 20 anos de fabricação: Alagoas, Paraná Rio Grande do Sul e São Paulo;
  • Veículos fabricados até 1985: Santa Catarina.

Confira 5 modelos de carros isentos do IPVA

  1. Audi A4 2000;
  2. Chevrolet Monza hatch 1983;
  3. Chevrolet Zafira Elite 2006;
  4. Fiat Bravo Absolute 2011;
  5. VW Gol 1.0 Turbo 2001.

Lista de condutores com a CNH suspensa, cancelada ou cassada foi divulgada por Detran

Na última semana, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) divulgou que todos os condutores notificados por infrações devem apresentar recurso ou entregar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O edital da cobrança informa que o cidadão terá que entregar a carteira ou apresentar recurso até 30 dias após a data de publicação da lista com os nomes dos motoristas autuados. Caso isso não ocorra, o documento já suspenso, cancelado ou cassado, será definitivamente retirado do sistema.

Na publicação do Detran-MS, o motorista pode visualizar informações como: o nome do condutor, o tipo de penalidade aplicada, o fundamento legal com base no Código de Trânsito Brasileiro, número de processo e o prazo para apresentação de recurso ou entrega da CNH.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.