Dicas para melhorar sua concentração nos estudos

Confira!

Dicas para melhorar a concentração nos estudos: confira quais são elas

É muito comum encontrar estudantes, vestibulandos ou concurseiros se queixando de que não conseguem se concentrar nos estudos como gostariam.

A queda na concentração é muito comum e acontece principalmente depois de intensos períodos de estudo para concursos, vestibulares e a prova do ENEM.

Porém, você saiba que existem alguma dicas que podem te ajudar a melhor a sua concentração nos estudos. Para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo completo com algumas delas. Vamos conferir!

Fique longe de distrações

Para que o seu estudo seja realmente proveitosos, você deve estar totalmente focado durante os seus períodos de estudo. Essa estratégia irá te ajudar também a melhor a sua concentração.

Quando você estiver estudando, fique longe de todas as possíveis distrações. Isso inclui, por exemplo, celulares, televisões, animais e, até mesmo, pessoas.

Tente ficar em um ambiente próprio para estudo e silencioso. Separe somente os materiais indispensáveis para o seu estudo e deixe todos os outros de lado.

Lembre-se de que as distrações estão diretamente relacionadas à queda da concentração durante os momentos de estudo e, consequentemente, da sua produtividade.

Estude de forma ativa

Estudar de forma passiva (só lendo, por exemplo) e sem qualquer tipo de interação pode atrapalhar a sua concentração.

Para que você consiga se manter concentrado durante todo o tempo de estudo, busque interagir diretamente com o seu material de estudo. Você pode fazer isso de diversas formas, como:

  • Faça anotações durante as aulas
  • Faça anotações durante a leitura de um livro/resumo
  • Faça exercícios depois de ler a teoria de determinado tópico
  • Repita em voz alta aquilo que você acabou de estudar

Mapas mentais

Existem diversos métodos de estudo. Dentre eles, podemos citar a construção de mapas mentais, que podem ser particularmente úteis para pessoas que não estão conseguindo se concentrar nos estudos.

Durante a elaboração do mapa mental, você irá se manter muito concentrado e irá reter muito daquilo que está escrevendo. Quando o mapa estiver pronto, revise o conteúdo que estiver escrito ou desenhado no mesmo de forma ativa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.