Amizade no ambiente de trabalho: É possível construir?

Se você já trabalhou com outras pessoas, é bem possível que tenha construído uma amizade no ambiente de trabalho. Assim, iniciamos este conteúdo com um questionamento: Você crê que as amizades, nesse tipo de espaço, podem ser benéficas? Será que é possível construir verdadeiras amizades no espaço de trabalho?

Neste conteúdo, trouxemos algumas reflexões que podem lhe ajudar a pensar sobre o assunto. Acompanhe.

É possível construir amizade no ambiente de trabalho?

A resposta, a esta pergunta, pode ser bastante subjetiva. Algumas pessoas afirmam que, sim, é possível construir amizade no ambiente de trabalho, enquanto outras preferem manter os colegas apenas como, de fato, colegas.

De qualquer modo, as relações interpessoais no trabalho são muito importante para nós. Por meio delas nós aprendemos, trocamos ideias, discutimos assuntos e conseguimos evoluir na atividade laboral.

Para exemplificar, pense em quantos conhecimentos você conseguiu adquirir com a ajuda de um colega de trabalho. Pense também em quantos dias difíceis ficaram mais leves com o auxílio de colegas bem preparados.

Sendo assim, essa pergunta pode ser respondida tanto positiva, quanto negativamente. Talvez depois de ler o próximo tópico você concorde com o nosso ponto de que é possível sim. 🙂 Continue lendo.

Quais os benefícios da amizade no ambiente de trabalho?

Se você é do time que acredita que é possível construir boas amizades no trabalho, saiba que, de algum modo, pesquisas apontam que esse tipo de relação garante benefícios.

Sendo assim, se você deseja construir relações mais sólidas no dia a dia corporativo, saiba que as vantagens abaixo poderão fazer parte da sua vida. Veja:

1. Maior chance de receber apoio social e empatia

Quando construímos amizades com as pessoas que trabalham conosco, tendemos a ter mais chances de receber apoio social e um olhar mais empático.

Esse apoio social pode acontecer de diversas formas: com ensinamentos, dicas, sugestões, apoio emocional, etc.

2. Conselhos que auxiliam na rotina de trabalho

Os conselhos também tendem a aparecer com mais frequência quando construímos relações de amizade no ambiente de trabalho. Isso porque os nossos amigos podem se preocupar conosco e com o nosso desempenho, oferecendo esse suporte a mais para o dia a dia.

3. Maior satisfação com o trabalho

Estudos apontam que pessoas que têm amigos no ambiente de trabalho tendem a se sentir mais satisfeitas com a atividade laboral. Assim sendo, se você está se sentindo sozinho e desanimado no trabalho, talvez seja interessante analisar as suas relações com os colegas.

4. Maior integração da equipe

Obviamente, quando há amizade no trabalho, a tendência é que haja uma maior integração da equipe. Isso tende a impactar, ainda, nos resultados e no rendimento de todos.

5. Diminuição da rotatividade na empresa

Estudos mostram que a rotatividade na empresa pode ser diminuída quando há um maior estímulo para a construção de amizades no trabalho. Assim, a empresa e os colaboradores podem usufruir de vantagens, em conjunto, por conta dessas relações.

E você? Acredita na amizade no ambiente de trabalho? Comenta aqui embaixo!

Referências

SCHUJMANN, A. A influência da promoção nas relações de amizade no ambiente de trabalho. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/19108> Acesso em 10 jun. 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.