Os novos investidores surgem no mercado financeiro com frequência, no entanto, é importante que o investimento seja direcionado de forma planejada para que o investidor eleve sua rentabilidade e considere a volatilidade do mercado para diversificar suas opções.
Investimentos: faseamento e planejamento para novos investidores
A popularização do mercado de investimentos atraiu novos entrantes de maneira exponencial. Conforme dados oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), em alguns estados brasileiros, o aumento dos entrantes no mercado de investimentos chegou a 400%.
Caso você faça parte dos novos entrantes no mercado de investimentos, é importante que você se atente a alguns pontos para que você possa lidar com as incertezas do cenário econômico de maneira positiva.
Aprimore seu conhecimento
Primeiramente, é aconselhável que você aprimore seu conhecimento. Sendo assim, busque por informações através de fontes oficiais, como o site da Bolsa de Valores do Brasil (B3) e do Banco Central do Brasil (BCB). Visto que, além de serem sites confiáveis quanto aos dados econômicos e financeiros, também disponibilizam simuladores para o investidor.
Faça um planejamento financeiro
O planejamento financeiro deve ser feito em todas as situações. Entretanto, caso você seja um entrante no mercado de investimentos, analise as opções oferecidas no mercado, a volatilidade de cada uma delas , mediante a elevação da taxa Selic, dentre outros aspectos.
Analise valor, prazo e retorno
Verifique o seu recurso financeiro para que você possa considerar de forma planejada, o valor que você possui para cada opção de investimento escolhida por você. Defina os valores disponíveis, o tempo que pode aguardar e o percentual que você acredita que deve obter como retorno do seu investimento.
Cabe ressaltar que, quando você considerar um mínimo aceitável para a rentabilidade, você deve analisar os pontos que envolvem a rentabilidade. Sendo esse ponto, um direcionamento dentro do seu planejamento.
Comece profissões de renda fixa
Certamente, é aconselhável que o entrante no mercado de investimentos conheça todas as opções e estude o máximo que puder sobre a economia em relação aos seus diversos impactos. No entanto, para diversificar seus investimentos de forma segura, é relevante que você começa pelas opções de renda fixa. Dessa forma, poderá entender na prática como funciona esse mercado e investir de maneira organizada.
Tesouro Direto
O Tesouro Direto, por exemplo, é uma opção viável para quem desejar entender melhor o funcionamento do mercado. Uma vez que é uma opção que permite investimentos de valores baixos. Sendo assim, faça uma espécie de faseamento na sua diversificação de investimentos para direcionar seus resultados.