Internautas se dividem sobre greve de funcionários da Caixa Econômica

Algumas pessoas estão sofrendo para conseguir encontrar alguma agência da Caixa aberta nesta terça-feira (27). De acordo com as informações que circulam pelas redes sociais, a greve atingiu em cheio algumas cidades exatamente no meio das liberações do dinheiro do Auxílio Emergencial.

Nas redes sociais, muita gente fez comentários sobre o movimento. No entanto, as opiniões não eram unânimes. Parte das pessoas disse que esse não é o momento ideal para fazer esse tipo de greve, mas outra parte defendeu o direito dos trabalhadores de protestar agora.

“É um absurdo. Esse é o tipo de greve que não vai mudar nada para eles porque o Governo não vai fazer nada. Só a gente que vai se dar mal. A minha mãe rodou o centro da cidade por horas e não achou nenhuma agência aberta”, disse um internauta do Rio de Janeiro.

Oficialmente ainda não dá para saber o tamanho real que essa greve está tomando. O Sindicato que convocou o movimento disse na segunda-feira (26) que todos os funcionários iriam parar. Até mesmo os que estão em home office, mas há relatos de que algumas agências estão abertas.

“Eu concordo com a paralisação. A reivindicação deles é justa. E se não fizerem isso, o Governo nunca vai olhar para esses trabalhadores. Infelizmente, atrapalha muita gente, mas a função de uma greve é realmente atrapalhar”, disse outra internauta em sua rede social.

Greve da Caixa

O Sindicato dos bancários de São Paulo, Osasco e Região publicou uma nota na segunda (26) dizendo que a greve só vai durar cerca de 24 horas. Isso quer dizer portanto que independente do tamanho do movimento nesta terça (27), todos os trabalhadores voltam ao trabalho na quarta-feira (28).

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) exigiu que todas as agências funcionassem com pelo menos 60% dos funcionários trabalhando. Essa conta considera os profissionais que estão trabalhando de maneira presencial e os que estão em home office também.

De acordo com o Sindicato, a ideia dessa greve é pedir por mais segurança no mercado de trabalho. Além disso, eles dizem que querem vacinação contra a Covid-19 para todos os funcionários. Eles afirmaram ainda que são contrários ao movimento de privatização do banco.

Pagamento do Auxílio

De acordo com o calendário da própria Caixa Econômica Federal, esta terça-feira (27) marca o pagamento dos beneficiários do Bolsa Família que possuem o Número de Inscrição Social com final 7. Algumas dessas pessoas podem encontrar dificuldades para receber esse montante agora.

No entanto, a própria Caixa Econômica disse que não há muitos motivos para se preocupar com a situação. É que essas pessoas podem movimentar o dinheiro via aplicativo Caixa Tem. Além disso, elas podem sacar o dinheiro nos caixas das agências ou ainda em casas lotéricas.

Em último caso, essas pessoas podem até decidir esperar para receber esse dinheiro apenas na quarta-feira (28). Tudo vai depender portanto da necessidade de cada um. A Caixa não deu novas declarações sobre a greve, mas disse que está em contato constante com os sindicatos que representam esses trabalhadores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.