Instituição promove debate sobre acessibilidade no Ensino Superior

Estudar é o sonho de grande parte da população, e pensar na inclusão e acessibilidade nos dias atuais é mais que necessário, para que todos tenham o direito desde o ensino básico ao superior

Pensando nisso, a Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo, instituições que pertencem ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, promovem no dia 07 de dezembro, a partir das 8h30, o I Encontro Interinstitucional sobre acessibilidade no Ensino Superior, que abrigará o I Encontro de Núcleos de Acessibilidade e a VIII Jornada Ação Docente Inclusiva.

Primeira parte

Com transmissão no Youtube, o evento terá abertura com o Profº Dr. Luiz Henrique Amaral, Reitor da Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo, e na sequência, palestras sobre “Experiências dos núcleos de acessibilidade e a interlocução com o mercado de trabalho de pessoas com deficiência”, com a Profª Drª Célia Regina da Silva Roche e Profª Drª Sueli Yngaunis. 

A programação segue com a palestra sobre “A Educação Inclusiva no Ensino Superior na atual realidade brasileira”, com Profº Romeu Sassaki e uma mesa redonda sobre a atuação dos núcleos de acessibilidade no atendimento dos alunos com condições especiais com a presença de docentes da CSED: Profª Drª Adriana Beatriz Botto Alves Vianna, Profª Fernanda Peixoto, Profª Drª Márcia de Borba Campos, Profª Drª. Raquel Nogueira de Araújo Noronha, sob a mediação da Profª Dª. Célia Regina da Silva Rocha.

Segunda parte

Já a segunda parte do evento, contará com a presença do Diretor da Escola e Instituto de Tecnologias Assistivas SENAI, Helvécio Oliveira, abordando sobre a “Experiência do SENAI SP na inclusão de pessoas com deficiência”, e do professor da Universidade Federal da Paraíba, Windiz Ferreira, explanando sobre “Acessibilidade no Ensino, Pesquisa e Extensão: crenças capacitistas e oportunidades pedagógicas”.

O evento terá também uma última mesa redonda sobre “Interlocução entre o mercado de trabalho e as instituições de ensino superior: demandas e expectativas”, com a presença do CEO da ICOM Libras e ex-Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato, Diretora de Relações Governamentais e Empregabilidade na Turma do Jiló, Marinalva Cruz, Coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo, Dr. José Carlos do Carmo e a Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, Marta Gil, sob mediação da Profª Dª. Sueli Yngaunis.

Para participar, os interessados devem acessar no dia 07 de dezembro, os links de transmissão no Youtube para o primeiro bloco, a partir das 8h30, e o segundo, às 14h.

Evento

  • Evento: I Encontro Interinstitucional sobre acessibilidade no Ensino Superior
  • Data: 07/12
  • Horário: das 8h30 às 18h

Fonte: Assessoria de Imprensa – Cruzeiro do Sul.

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Auxílio Emergencial: Saiba como fazer a devolução do benefício

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.