Planeje uma poupança e direcione o seu fluxo financeiro pessoal

Planeje uma poupança e direcione o seu fluxo financeiro pessoal através de pequenas ações. Confira algumas dicas!

O fato de não planejar suas finanças com assertividade e direcionamento faz com que muitas pessoas fiquem aquém de suas metas pessoais, por acreditarem que a poupança precisa ser feita apenas por quem tem dinheiro sobrando, o que é um conceito bastante relativo.

Planeje uma poupança e direcione o seu fluxo financeiro pessoal

Por isso, trouxemos algumas dicas para que você entenda que sobrar dinheiro é algo que pode nunca acontecer, se você não mudar o seu fluxo financeiro pessoal.

O fluxo financeiro pessoal é completamente particular e requer uma análise aprofundada de sua parte. No entanto, se continuar exatamente com os hábitos atuais, não sobrará dinheiro porque, ainda que receba um salário maior, o seu hábito atual fará com que gaste mais.

Sendo assim, ao invés de esperar que receba um aumento de salário para direcionar algum valor para a poupança, é relevante que você verifique essa possibilidade no momento atual; até porque para uma pessoa que tem muitos impulsos de compra, quanto mais ela receber, mas ela vai gastar.

Planejamento financeiro flexível 

No entanto, também é relevante que você flexibilize um planejamento financeiro, considerando esses fatores para que você não gere uma autocobrança excessiva e acabe pode abandonar todo seu projeto pessoal.

Sendo assim, equilibre a sua maneira de consumir e direcione valores para uma financeira de forma habitual. Ou seja, você deve focar em novos hábitos e, posteriormente, você deverá focar em valores fixos para a poupança.

Você pode realizar um mapeamento de rotina através de ferramentas de gestão, como o Trello, por exemplo. É possível que você saiba exatamente para onde está indo cada centavo por meio de anotações. Dessa forma, você terá maior clareza sobre quais são seus gastos fixos e seus gastos variáveis.

Ações econômicas

Assim sendo, torna- se mais fácil para você verificar possíveis ações e essas ações não precisam de radicalismo. Você pode realizar algumas trocas. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção sem anuidade e direcionar o valor que seria da anuidade para a sua poupança.

Caso você ache o valor muito baixo para poupar, lembre-se de que você está focando em hábitos e, por isso, esse é um autodesafio. Posteriormente, é relevante que você viabilize um método específico para a poupança. Sugerimos que você conheça a metodologia do pote, por exemplo.

Pequenas mudanças

No entanto, ao analisar a possibilidade de mudar pequenos hábitos, você estará criando um caminho importante para que o seu fluxo financeiro atual se torne positivo.

Assim, quando você receber o seu aumento de salário, o seu dinheiro poderá ser direcionado para uma poupança de uma forma natural;  não como um sacrifício pontual. Já que enxergar a poupança como um sacrifício, torna o processo cansativo e contraproducente.

Sendo assim, avalie em sua rotina o que pode ser modificado; tente diminuir os seus gastos fixos através de pequenas economias domésticas e tenha a poupança como um hábito. Certamente são pequenas mudanças que farão diferença para seu futuro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.