INSS: Veja como se aposentar por idade ou por invalidez em 2022

Cidadãos brasileiros podem se aposentar por diversas modalidades através do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Entre elas está a aposentadoria por idade e a aposentadoria por invalidez.

Cidadãos brasileiros podem se aposentar por diversas modalidades através do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Entre elas está a aposentadoria por idade e a aposentadoria por invalidez. Veja detalhes de cada uma delas a seguir.

Aposentadoria por idade

Para se aposentar por idade é necessário que tenha contribuído por pelos menos 180 meses, ou seja, 15 anos. Além disso, em 2022, o homem deve ter idade mínima de 65 anos e a mulher, 61 anos e 6 meses.

Vale ressaltar que em 2023, as mulheres poderão se aposentar com a idade mínima de 62 anos completos + 15 anos de contribuição. Os homens permanecem com a regra de 65 anos, no mínimo.

Segundo informações do INSS, de janeiro a abril desse ano, já foram pagos cerca de R$ 65,8 bilhões em aposentadoria por idade.

Aposentadoria por Invalidez

A aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez) é destinada aos trabalhadores que comprovarem que estão incapacitados de exercer atividades laborais de forma vitalícia.

Para ter acesso ao benefício também é necessário ter contribuído por, no mínimo, 12 meses. No entanto, o trabalhador que sofreu acidente de trabalho que causou a incapacidade, não precisará cumprir a carência.

Vale ressaltar ainda que os aposentados por invalidez que precisam da ajuda de terceiros para realizar suas tarefas cotidianas poderão receber um adicional de 25% no valor do benefício, além de ter acesso ao 13° salário.

Como solicitar?

A solicitação do benefício pode ser realizada através do site ou aplicativo Meu INSS. Se preferir, o cidadão também pode entrar em contato com a central de atendimento, no telefone 135.

Todavia, na prática será necessário apresentar documentos comprobatórios, como laudos, exames, atestados e receitas médicas para a avaliação do médico perito. Sendo comprovada a incapacidade, o segurado deverá a cada dois anos, passar por uma nova avaliação pelo INSS.

Veja como realizar o procedimento de solicitação pelo site:

  1. Acesse o site Meu INSS;
  2. Faça login usando sua conta gov.br;
  3. Clique no botão “Novo Pedido”;
  4. Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  5. Na lista, clique no nome do serviço/benefício;

Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.