INSS: Solicitação do benefício pelo CPF é liberada - Notícias Concursos

INSS: Solicitação do benefício pelo CPF é liberada

Os cidadãos que solicitaram algum benefício ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem acompanhar o andamento do pedido através da plataforma Meu INSS, usando apenas o número do CPF.

No total, são três os meios em que é possível consultar o benefício do INSS, sem precisar ir a uma agência. O procedimento pode ser realizado pelo site ou aplicativo Meu INSS, além da Central de Atendimento no número 135.

Veja também: Atualização do Cadúnico 2022: quanto tempo tenho para renovar informações?

Quais os benefícios que posso consultar?

O segurado pode consultar qualquer benefício pago pelo INSS, sendo eles:

  • Aposentadorias;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-reclusão;
  • Aposentadoria por idade;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Meu INSS

Para fazer a consulta no site Meu INSS, o segurado precisa do número do CPF e a senha cadastrada na conta gov.br. Veja a orientação a seguir:

  1. Faça login;
  2. Após entrar em sua conta, clique em “Meus Benefícios“;
  3. Em seguida, aparecerá todos os benefícios que você solicitou. Basta selecionar aquele que deseja consultar e pronto!

Caso queira consultar pelo aplicativo Meu INSS:

  1. Baixe o aplicativo do seu celular;
  2. Informe o seu CPF e clique em “Criar sua conta”;
  3. Caso já tenha conta, basta clicar em “Avançar” e inserir com sua senha;
  4. Na página inicial, você pode conferir uma lista de serviços disponíveis pelo Meu INSS. No entanto, clique em “Extrato de Pagamento” para confirmar o pagamento.

Para verificar o benefício pelo telefone 135 do INSS, é preciso estar ciente que a opção funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Ao telefonar, será necessário informar o seu CPF e solicitar a informação sobre a situação do seu benefício.

É possível que o atendente peça dados adicionais ou confirme os dados que constam no cadastro e na base de informações. A ligação pode ser feita pelo telefone fixo, sem qualquer custo adicional, ou celular com custo equivalente a uma ligação local.

Respostas acerca da solicitação 

  • Habilitado, quando o pedido ainda está sendo analisado pelo INSS;
  • Deferido, quando o benefício foi aprovado e será concedido;
  • Indeferido, no caso quando o benefício foi analisado e negado para o segurado.
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