História do Brasil: a imigração italiana

A participação dos imigrantes italianos na história do Brasil

Imigração italiana: um resumo de história

Todos nós sabemos que existem muitos descendentes de italianos no Brasil. Esse fato pode ser explicado pela imigração em massa de italianos em direção ao Brasil.

O assunto e o contexto histórico do mesmo podem ser abordados por questões de história do Brasil dentro das principais provas do país, como os vestibulares.

Dessa maneira, para que você entenda tudo sobre esse fenômeno, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo o que você precisa saber sobre a imigração italiana no Brasil. Confira!

Imigração italiana no Brasil: histórico de imigrações

A imigração já era um assunto muito debatido entre políticos brasileiros desde a época da independência do país, que aconteceu no ano de 1822, uma vez que existia a necessidade de ocupação dos territórios recém-descobertos e de agregação de soldados para o recém-criado exército.

Ainda, também pensava-se na imigração como uma alternativa era trazer mão-de-obra necessária ao crescimento econômico brasileiro e que pudesse substituir o trabalho dos escravizados, que estavam, no fim do século XIX, sendo libertados.

Imigração italiana no Brasil: contexto histórico

No final do século XIX, a abolição da escravidão foi concretizada no Brasil. Ao mesmo tempo, a produção cafeeira crescia em um ritmo acelerado e, com ela, crescia também a grande demanda por mão-de-obra para trabalhar nas plantações.

Porém, o Brasil havia iniciado uma política de “embranquecimento” da população e, com isso, os fazendeiros e políticos queriam dar preferência à mão-de-obra branca de imigrantes, deixando de lado a possibilidade de integrar os indivíduos que haviam sido escravizados no mercado de trabalho.

Imigração italiana no Brasil: dados

O auge da imigração italiana no Brasil aconteceu entre os anos de 1880 e 1930, quando mais de 3 milhões de estrangeiros chegaram no Brasil. Desses, 40% eram italianos vindos de diversas regiões da Itália, como Vêneto, Calábria e Toscana.

A imigração de italianos para terras brasileiras começou, na verdade, no ano de 1870, mas o auge aconteceu somente dez anos depois.

Devemos destacar que, no ano de 1880, a imigração italiana passou a representar cerca de 60% de todos os imigrantes que chegavam no Brasil.

As regiões Sul e Sudeste do país foram os grandes alvos dos imigrantes que chegavam no Brasil e que buscam oportunidades de emprego. Os imigrantes recém-chegados procuravam trabalho nas lavouras e, posteriormente, nas cidades e nas indústrias. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.