INSS reagenda atendimentos marcados para esta sexta-feira (22). Entenda

De acordo com as informações oficiais do INSS, não há previsão de atendimentos nas agências nesta sexta-feira (22)

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não estarão funcionando nesta sexta-feira (22). O Governo Federal decidiu aplicar uma emenda ao feriado de Tiradentes que acontece nesta quinta-feira (21). Por isso, os atendimentos que estavam marcados para esses dias, precisam passar por um processo de reagendamento.

Não é preciso sair de casa para reagendar um serviço no Instituto. Segundo as informações oficiais, basta acessar o site do Meu INSS ou mesmo o app de mesmo nome. Nesses dois locais, será possível remarcar a data do atendimento para um dia que seja possível para o cidadão. A outra opção é ligar para a Central de atendimentos. O número é o 135.

Quem optar por remarcar a data através do app do Meu INSS, terá que entrar em sua conta oficial. Para isso, será preciso entrar com o seu login e senha do sistema Gov.br. Logo depois, basta clicar nas opções Consultar Pedidos e Agendar Perícia. O próprio indivíduo pode escolher uma nova data para o atendimento.

As pessoas que já possuem o aplicativo do Meu INSS instalado no celular, certamente já receberam uma notificação explicando a situação. O Instituto informa que está enviando as mensagens para todos os indivíduos que tinham agendamento marcado para a sexta (22). Os envios acontecem desde a última terça-feira (19).

O Instituto lembra, no entanto, que não entra em contato com os cidadãos por outros meios como WhatsApp ou ligações telefônicas com o intuito de oferecer novas datas para o reagendamento. O cidadão que receber mensagens como essa, não pode inserir nenhum tipo de informação pessoal. Há o risco de se tratar de um golpe.

Greve

Além da questão do feriado prolongado, o cidadão que precisa de um atendimento do INSS tem que atentar para as greves dos servidores da autarquia, que estão acontecendo neste momento em várias unidades da federação.

O próprio INSS divulga uma lista com as agências que estão em funcionamento neste momento. Antes de realizar qualquer tipo de remarcação, a dica é verificar como anda a situação da sua agência na sua região.

Em alguns estados, por exemplo, a paralisação beira os 100% dos servidores. Os trabalhadores reivindicam uma série de pontos como aumento salarial, melhoria nas condições de trabalho e fim das discussões em torno da Reforma Trabalhista.

Consulta ao 13º

Nesta semana, os aposentados e pensionistas do INSS passaram a ter o direito de verificar o saldo do pagamento da antecipação do 13º. A medida foi anunciada pelo Governo Federal há pouco menos de um mês.

Para realizar a consulta, não é necessário se dirigir até uma agência do INSS. Basta ter acesso ao app do Meu INSS, ou mesmo o site oficial da autarquia, A consulta também pode acontecer através do número 135, que como dito, é a Central telefônica do Instituto.

Vale lembrar ainda que os pagamentos da antecipação do 13º do INSS devem acontecer em duas parcelas. A primeira corresponde exatamente a 50% do valor do benefício tradicional. Já a segunda contará com os descontos do Imposto de Renda, para quem precisa realizar a declaração.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.