Confira o passo a passo para criar uma conta no sistema Gov.br

Criar um perfil no sistema Gov.br é passo importante para os cidadãos que dependem de uma série de serviços do Governo Federal

O Governo vem lançando nas últimas semanas uma série de programas sociais e projetos de consulta aos brasileiros. Fato é que boa parte deles exige que o trabalhador tenha uma conta ativa no sistema Gov.br. Na maioria dos casos, o indivíduo precisa entrar na conta com os mesmos dados do sistema em questão.

Dessa forma, o ato de criar um perfil na plataforma em questão se torna cada dia mais importante. Abaixo, você pode conferir um passo a passo para não se perder no processo. Lembre-se de que existem diferentes modalidades de contas no sistema Gov.br. Tudo varia de acordo com o nível de segurança que é aplicado.

Passo a passo

O primeiro passo para criar uma conta é acessar o portal pelo seguinte endereço https://www.gov.br/. Na página inicial, o cidadão poderá clicar na opção Entrar, que fica na área superior direita. Logo depois, digite o seu CPF e clique na opção Continuar. Em seguida, marque a caixa de seleção para concordar com os termos.

O sistema vai gerar um problema em forma de Captcha para que o cidadão resolva e prove que não é um robô. Basta resolver e clicar mais uma vez em Continuar. Agora aparece um momento crucial da história. O cidadão precisa escolher entre duas opções. Ou ele segue com o cadastro por meio dos dados dos bancos listados, ou ele clica na opção Tentar de outra Forma.

Caso o cidadão prefira seguir de outra forma, o indivíduo terá que responder a algumas perguntas básicas, como data de nascimento, nome dos pais, cpf e outras informações. O cidadão precisa preencher todos os campos e na sequência clicar em Confirmar. Neste momento, o sistema enviará um código de segurança.

Finalizando a inscrição no sistema

De acordo com as informações do próprio Governo Federal, o código em questão será enviado para o e-mail ou mesmo para o celular que foi registrado pelo próprio usuário. Por isso, certifique-se de inserir apenas os dados de contato com os quais você tenha acesso.

O cidadão precisa visitar seu e-mail ou verificar a caixa de mensagens do seu celular. Insira a numeração enviada. O sistema pedirá que o usuário crie uma senha de acesso. O indivíduo pode criar uma do zero ou pode ainda pegar algumas dicas dadas pelo próprio site.

Pronto. A conta no sistema da plataforma Gov.br está oficialmente criada. A partir daí, o cidadão terá a oportunidade de consultar as suas informações básica, além de usar o mesmo login para uma série de outros aplicativos do Governo Federal.

App do Cadúnico

Um dos casos, por exemplo, é a nova aplicação do Cadúnico. Há duas semanas, o Governo Federal lançou uma espécie de atualização do sistema do aplicativo. Novas funcionalidades foram inseridas no app em questão.

Entretanto, para usar algumas dessas funcionalidades, o cidadão precisa entrar com o login da plataforma do Gov.br. Assim, ele terá acesso aos principais detalhes do sistema, como a consulta aos dados do Cadúnico.

Para aumentar o nível de segurança e se tornar um usuário prata ou ouro do sistema Gov.br, o cidadão precisa realizar uma série de procedimentos dentro do app para aumentar a segurança da sua conta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.