INSS publica novo calendário de prazos para realização da prova de vida

O procedimento cobrado anualmente garante a manutenção do recebimento do abono.

Mais uma vez o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) prorrogou os prazos para os aposentados, pensionistas e demais beneficiários realizarem a prova de vida. O procedimento cobrado anualmente garante a manutenção do recebimento do abono.

Devido a pandemia da Covid-19, a Previdência decidiu suspender a realização do procedimento. No entanto, a obrigatoriedade já retornou, e com ela, um novo calendário com os prazos em que a comprovação deve ser realizada.

Veja também:  Auxílio Emergencial: retroativo ainda está de pé? Veja o que se sabe

“A partir de julho de 2022, em caso de ausência de comprovação de vida no mês de aniversário do titular do benefício, os créditos mensais da segunda e da terceira competências subsequentes serão encaminhadas à rede pagadora com marca de bloqueio, inclusive para aqueles com mês de aniversário de janeiro a junho de 2022”, informa a portaria, publicada no Diário Oficial da União dessa terça (28).

Vale ressaltar que o INSS só vai começar a bloquear benefícios que estiverem sem comprovação no mês de aniversário a partir de julho de 2022. Além disso, conforme a portaria, serão adiados os bloqueios conforme o mês do aniversário dos segurados. Confira o novo cronograma a seguir:

Vencimento da prova de vida Período limite para realizar o procedimento
Até dezembro/2020Fevereiro/2022
Janeiro a junho/2021Março/2022
Julho e agosto/2021Abril/2022
Setembro e outubro/2021Maio/2022
Novembro e dezembro/2021Junho/2022

 

A autarquia ainda ressalta que cerca de 36 milhões de beneficiários devem fazer a prova de vida anualmente. Até outubro deste ano, 3.313.845 segurados no país ainda precisavam realizar o procedimento.

Como fazer a prova de vida

As instituições financeiras que repassam os benefícios do INSS e oferecem a opção de realizar a prova de vida, permitem que o procedimento seja realizado em caixas eletrônicos com uso de biometria (para quem já possui o cadastro), pessoalmente nas agências e pelos aplicativos oficiais.

Os segurados que possuem biometria facial registrada no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) ou TSE (Tribunal Superior Eleitoral) podem fazer a prova de vida digital pelo Meu INSS. Os idosos com 80 anos ou mais, ou com dificuldade de locomoção podem solicitar uma visita a domicílio.

O agendamento deve ser feito pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS. Há ainda a opção de fazer o procedimento com meio de um procurador habilitado pelo órgão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.