Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

INSS pode suspender o benefício de quem não realizar ESTE procedimento

A iniciativa visa garantir a manutenção do benefício aos aposentados e pensionistas, além de evitar fraudes e ações de possíveis criminosos.

Desde de junho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a exigir a prova de vida aos seus segurados. A iniciativa visa garantir a manutenção do benefício aos aposentados e pensionistas, além de evitar fraudes e ações de possíveis criminosos.

Anteriormente, o procedimento da prova de vida era restrito as agências do banco em que o segurado recebe o benefício. Neste caso, o cidadão teria que ir a uma unidade e comprovar a vida para o responsável do setor.

No entanto, agora também é possível realizar a prova de vida sem sair de casa, por meio da internet. Esse procedimento é possível para os segurados que possuem Biometria Facial cadastrada no sistema do Governo Federal. Assim, basta realizar ação pela plataforma ou aplicativo “Meu INSS”.

Além disso, o INSS também permite que o procedimento seja realizado pelo telefone 135 e com apresentação dos documentos médicos que comprovem a situação. Esta possibilidade só se aplica aos beneficiários com idade igual ou superior a 80 anos e maiores de 60 anos que não tenham condições de se dirigir a agência.

Calendário para realizar a prova de vida

Vale ressaltar que existem prazos para a realização da prova de vida. O calendário é baseado na data em que o segurado deveria comprovar a vida no ano passado, mas não foi possível diante a suspensão decorrente da pandemia da Covid-19.

Diante disso, para evitar que o benefício seja cancelado, os segurados devem fazer a prova de vida considerando o período em que faria em 2020, nas seguintes datas:

Competência de vencimento da comprovação de vidaCompetência da retomada da rotina
Março e abril/2020jun/21
Maio e junho/2020jul/21
Julho e agosto/2020ago/21
Setembro e outubro/2020set/21
Novembro e dezembro/2020out/21
Janeiro e fevereiro/2021nov/21
Março e abril/2021dez/21

 

Perdi o prazo para realizar a prova de vida, o que fazer?

Os aposentados e pensionistas que perderam o prazo de realizar a prova de vida, terão os pagamentos suspensos temporariamente. Para que seja reativado, é necessário fazer o procedimento em até seis meses após o vencimento.

Caso ultrapasse esse período, o benefício será cancelado. Neste caso, para recuperar a aposentadoria ou a pensão, siga os passos abaixo:

  1. Baixe e solicite a reativação pelo aplicativo “Meu INSS”;
  2. Informe o número CPF, RG e anexe o comprovante de residência;
  3. Vá até uma agência bancária para finalizar o processo.

Veja também: INSS: aposentadoria com acréscimo de 25%; veja se você pode

22 Comentários
  1. Starblack Diz

    (PS) O Ministério Público é um órgão fantástico a favor das ações honestas e são muito fiéis em suas ações com todos os Srs Promotores de Justiça dignos,e Não Cobram por ações
    Ad Judiciário.
    CONFIO NO MINISTÉRIO PÚBLICO,E EM TODAS AS VOSSAS AÇÕES.

  2. Ricardo Sarmento Diz

    Esse INSS e uma vergonha, quando nós trabalhadores mais precisamos somos enrolados por um órgão completamente defasado com funcionários que não estão nem aí para nós, temos que nós juntar e tomar alguma providência temos que nós juntar e irmos pra televisão e denunciar essa falta de respeito com quem sempre pagou pra ter um pouco de dignidade quando precisamos.

  3. Expedito de Souza alves Diz

    A onde vamos chegar com as maldades dos peritos do INSS. Será que eles precisam tanto desse prêmio que o governo lhes oferece, não sabe eles que tem beneficiários que depende de remédios que são caros para sobreviver .( O Brasil e as instituições estão nas mãos de covardes ).

  4. Paloma Diz

    Pra quem já tentou e não conseguiu , vá no ministério público ou em advogados particular pois eles só cobram se vc ganhar a causa

  5. GISLEY CRISTINA DE OLIVEIRA Diz

    Fiz uma cirurgia no joelho reconstrução patelar com pinos fui fazer perícia me deram pau tive que parar as minhas fisioterapia porque não tenho dinheiro, a firma não me aceita de tanto que me perna está inchada ando arrastando estou de 8meses de atestado pelo médico vou viver como agora,o salário desses peritos estão ganhos né esse muito está dando tristeza viu a gente paga direitos quando precisa acontece isso aí cabanda de ladrão ganham pra dar pau nós que precisa

  6. Júlio Diz

    Infelizmente se tornou uma tremenda perda de tempo os Recursos a JRPS em face ao indeferimento na perícia inicial ou de prorrogação,pois administrativamente a maioria das decisões nós acórdãos são de improcedência dos recursos por inexistencias de novos elementos de convicção para o deferimento do benefício indeferido,sem cabimento de novas análises administrativas.

    Peritos julgando decisão de perito,PURO CORPORATIVISMO.

    A solução mais rápida e racional na minha opinião será sempre o ajuizamento de ação em face ao INSS na Justiça Federal após a negativa administrativa.

    Ou seja,uma decisão que será amparada por um laudo de um Perito Nomeado pelo excelentíssimo Juíz Federal da causa.

    A decisão poderá ser de improcedência ou de procedência total ou parcial dos pedidos,mais concerteza respeitará o princípio do contraditório e da ampla defesa e os direitos fundamentais previstos na Constituição Federal.

  7. Elton PaimPruch Diz

    Realmente vergonhoso, mas podemos ter certeza tudo neste país, fica no dito : vamos averiguar, analisar circunstâncias, fazer levantamento enfim. Mas o dinheiro que roubam, os cabides de emprego, o acobertamento de corrupção, e em todos os segmentos, isto fica sempre sem castigo algum. É Brasil mesmo, enquanto muitos ficam discutindo política, eles indiferente de partido estão se abraçando, e pior abraçando nosso dinheiro. Nem um governo vai fazer nada por aqui a favor do povo, podemos ter absoluta certeza disto.

  8. Karla Mendes Diz

    Meu nome é karla Mendes venha também a prestar a minha homenagem a vergonha que é o INSS neste Brasil trabalhei 16 anos e meio a hora que mais preciso deste serviço é uma vergonha eu uma humilhação com nós população. Tudo demora tô desde outubro do ano passado atrás de um benefício que foi causado por trabalho e até hoje é um jogo de empurra-empurra quando não faz perícia errada….. Eles demoram demais desde dezembro para analisar um recurso e dei entrada em um recurso em abril deste ano ainda estou analisando o documento já tá para vencer 90 dias e continua analisando a gente não tem como viver nós vive do que os pagamentos desses funcionários que trabalha para nós recebe normalmente e a gente tem que ficar esperando analisar os peritos trabalham com mal vontade as atendentes também trabalha com mal vontade só que eles não pensam que todo mês o pagamento deles estão vindo tudo desculpa e ninguém toma atitude desse do que acontece.

  9. Simone Aparecida Diz

    Faz 7 meses que estou sem recebe só fica em analise liga no 135 só fala que tem que aguarda para eles da a resposta se agente tá pedindo o benefício e porque precisa não para fica com dinheiro parado em analises

  10. Simone Diz

    Faz 7 meses que estou sem recebe só fica em analise liga no 135 só fala que tem que aguarda para eles da a resposta se agente tá pedindo o benefício e porque precisa não para fica com dinheiro parado em analises

  11. Simone Diz

    Faz 7 meses que estou sem recebe só fica em analise liga no 135 só fala que tem que aguarda

  12. João Luiz Silva Nunes Diz

    Eu fiz minha prova de vida do INSS dia 22/05/2021

  13. Roberto Diz

    Faz 3 meses que estou sem receber meu benefício levei todos os exames mas eles são sem vergonha trabalhei 35 anos de carteira assinada e agora que preciso viraram as costas tá aí o governo bom que temos vou viver de luz e amor ?

  14. Sônia Maria Damasceno de Paula Diz

    Meu filho sofreu um acidente de trânsito em agosto de 2020 deu entrada no auxílio invalidez recebeu o primeiro mês sem perícia,depois fez perícia e recebeu mais 3 meses depois de 3 meses fez perícia e não conseguiu receber mais só dá indeferido.Precisando de mais laudo.tem que ter no laudo que ele ficou com sequelas e tem que estar escrito.Por causa do acidente ele teve um avc chamado tce,e ele não está em condições de arrumar emprego.Por causa do convid 19 não tem especialistas e no sus demora a chamar para ele passar no neurologista para avaliar,fez fisioterapia uns 2 meses e graça a Deus que estar andando puxando a perna,e o braço do lado esquerdo estar quase se movimento.Ele ele esquece fácil o que estar fazendo.Entrou este governo para acabar com aposentadoria e ninguém receber mais.E cadê os médicos.Ninguem precisa mais viver.Sem dinheiro como que paga o financiamento da caixa mcmv 3.Tem que trabalhar doente para se sustentar,os políticos não trabalham e tem seu salário gordo.

  15. Adão Carlos Fernandes Diz

    Não adianta nada você levar os exames em uma perícia que nunca vão te dar o benefício faz 8 anos que não consigo mais trabalhar levo todos os exames não tão nam aí sempre paguei inss sempre trabalhei em serviço pesado hoje não consigo mais vou viver de que

  16. Alessandra Diz

    Meu pai fez em março, minha mãe em janeiro será que vão ter que fazer de novo?

  17. Maria Lina Lopes Nogueira Diz

    Eu fiz prova de vida direto na caixa um mês atrás .

  18. Alberto Diz

    Desculpe apontar o equívoco. Mas o texto já começa errado. Não se diz ” desde de”, diz-se apenas ” desde”. Então o certo seria: ” Desde junho…”

  19. Tânia Maria Mendes Ferreira Diz

    Preciso de ganhar uma casa minha vida para mim morar que a coisa mais boa é ter uma morada digna para a gente morar eu quero ganhar em nome de Jesus tô fazendo isso confiar em Deus porque não tem esperança minha esperança é só em Deus que as coisas são muito difíceis com esse nosso governo

  20. Gilmar Diz

    Eu fiz pelo aplicativo meu governo.br e pelo aplicativo meu INSS

    1. Maria Tereza Possel Diz

      Estou em SC posso fazer a prova de vida no meu bco la.

    2. Rosângela ambos Diz

      Meu pai e acamado e esta esperendo resposta do inss esta analise fiz ja dois pedido marco e maio estou esperando resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.