INSS: Pente-fino pode suspender benefícios de 1,7 milhão de pessoas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) identificou beneficiários com indícios de irregularidades

Na última semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) identificou beneficiários com indícios de irregularidades. O pente-fino aponta um total de 1,7 milhão de pessoas recebendo os pagamentos de forma irregular.  

O beneficiário que receber a carta deve apresentar novamente os documentos necessários para a concessão do benefício. Após a solicitação do instituto, a pessoa terá o prazo de 60 dias para enviar pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS. 

O beneficiário que não apresentar a documentação no prazo estipulado, poderá ter o benefício suspenso. Após 30 dias da suspensão, o benefício será bloqueado. 

Com o objetivo de oferecer uma nova opção de envio das documentações, o INSS fechou parceria com os Correios, que vai disponibilizar a carta de exigência de forma online. O serviço pode ser acessado pelo aplicativo dos Correios.  

“A parceria com os Correios nos possibilitará uma comunicação efetiva com o beneficiário, especialmente com a disponibilização da carta em meio digital. Desta forma, o INSS espera receber com mais celeridade as documentações exigidas na carta de exigência, o que possibilitará uma resposta mais rápida ao cidadão e, consequentemente, a diminuição de possíveis fraudes e pagamentos indevidos”, ressaltou o presidente do INSS, Leonardo Rolim. 

Reabertura das agências

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adiou mais uma vez a reabertura das agências no país. O atendimento presencial em suas agências foi adiado para 14 de setembroA reabertura estava prevista para a próxima segunda-feira (24). 

atendimento por meio de canais remotos também foi estendido até o dia 11 de setembroOs canais continuarão sendo utilizados após a reabertura das agências e serão adotadas medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências. 

A pessoa que tiver necessidade de acessar os serviços do INSS pode recorrer aos canais remotos, o aplicativo Meu INSS e a Central 135. 

O atendimento presencial está suspenso desde março devido a pandemia do coronavírus e, desde então, o Instituto e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia vêm prorrogando o atendimento remoto. 

De acordo com INSS, inicialmente o tempo de funcionamento das agências da Previdência será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento aos segurados e beneficiários será mediante agendamento prévio pelos canais remotos do instituto.  

Assim que o atendimento presencial for retomado, terá prioridade os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Também serão retomados a justificação judicial e o atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios.  

As agências que não reunirem as condições necessárias para atender as pessoas com segurança seguirão operando em regime de plantão reduzido. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.