INSS: Pagamento do 13º salário já começou; confira as datas

Os pagamentos começaram com os aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem um salário mínimo. Os que ganham um valor maior terão acesso ao salário extra a partir do dia 2 de maio.

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já começaram a receber a primeira parcela do 13º salário. Os pagamentos começaram com os aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem um salário mínimo. Os que ganham um valor maior terão acesso ao salário extra a partir do dia 2 de maio.

Quem recebe o 13º salário do INSS?

O benefício é pago aos segurados que recebem os seguintes abonos:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria especial;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-reclusão.

Cabe salientar que o 13º salário não é concedido aos beneficiários que recebem um abono assistencial, como é o caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), que apesar de ser intermediado pelo INSS, não é um benefício previdenciário.

Calendário de pagamentos do 13º salário

O 13º salário é repassado em duas parcelas, normalmente isso ocorre entre novembro e dezembro de cada ano. No entanto, pela terceira vez consecutiva este ano os pagamentos estão sendo antecipados. A distribuição toma como base o último dígito do benefício (desconsiderando o número após o hífen).

Datas de pagamento para quem ganha um salário mínimo:

Dígito final NIS1ª parcela2ª parcela
125 de abril25 de maio
226 de abril26 de maio
327 de abril27 de maio
428 de abril30 de maio
529 de abril31 de maio
602 de maio01 de junho
703 de maio02 de junho
804 de maio03 de junho
905 de maio06 de junho
006 de maio07 de junho

 

Datas de pagamento para quem ganha mais que um salário mínimo:

Dígito final NIS1ª parcela2ª parcela
1 e 602 de maio01 de junho
2 e 703 de maio02 de junho
3 e 804 de maio03 de junho
4 e 905 de maio06 de junho
5 e 006 de maio07 de junho

 

Consulta ao 13º salário

Os beneficiários interessados em consultar o extrato de pagamento do 13º salário podem acessar o site ou aplicativo “Meu INSS”. Na prática, é preciso informar o CPF e senha cadastrada para ter acesso aos serviços.

Feito isto, no menu, basta procurar a opção “Extrato de Pagamento”. Para conferir os valores, clique na seta referente ao mês de abril.

Quem ficará de fora da antecipação do 13° salário do INSS?

De acordo com informações do INSS, nem todos receberão o pagamento antecipado do 13º salário em 2022. Isso porque, de acordo com a regra, nem todos os benefícios que são pagos pelo órgão contam com o direito do pagamento extra. É o caso, por exemplo, do benefício de amparo ao idoso e ao portador de deficiência, denominado de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O não pagamento do 13º salário para quem recebe o BPC ocorre porque os beneficiários nesta situação não são previdenciários, ou seja, são somente requeridos pelo INSS e administrados pelo Instituto. O benefício é, na verdade, gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Dessa forma, muitos beneficiários que recebem a ajuda salarial, como uma espécie de aposentadoria, acabam acreditando que também possuem o direito ao 13º salário. No entanto, na prática, o benefício não é pago.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.