INSS: mais de 320 mil perícias médicas foram remarcadas nos últimos 50 dias

Segundo dados da Agência Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), mais de 320 mil perícias foram remarcadas nos últimos dias

De antemão, nos últimos 50 dias, mais de 320 mil consultas de perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram oficialmente remarcadas. O motivo: a greve dos peritos médicos que durou quase dois meses. Entretanto, os servidores decidiram retornar as suas atividades  e as consultas voltaram a acontecer exatamente nesta segunda-feira (23).

Antes de tudo, durante o período de paralisação dos peritos médicos, o próprio INSS estimulou o processo de remarcação das consultas. Ao menos nas cidades em que a greve fechou os atendimentos, a dica central da autarquia foi remarcar a consulta o quanto antes. Os cidadãos reagendaram as suas visitas através do site ou app do Meu INSS.

Nesse sentido, a perícia médica é um dos pontos cruciais para a concessão de benefícios do Instituto. O cidadão precisa passar pelo procedimento para que o médico avalie se ele precisa ou não do saldo do projeto. Dessa forma, quando a perícia não acontece, o cidadão não pode provar que está doente de fato, e passa a ter que esperar mais tempo pelo benefício.

Recentemente, o INSS publicou algumas portarias que visavam melhorar a situação. Entre outras coisas, eles decidiram que a perícia médica presencial não seria mais necessária. Os cidadãos poderiam receber os auxílios apenas mediante a apresentação de um laudo médico. Todavia, o procedimento não chegou a ser regulamentado e, portanto, não ajudou muito durante a greve.

A decisão pelo fim da paralisação foi tomada pelos próprios peritos médicos ainda na última sexta-feira (20). Depois de uma nova rodada de negociações com membros do Governo Federal, os servidores decidiram aceitar um reajuste salarial de 5% desde que ele seja pago de modo linear para todos os servidores federais.

Uso de robôs

Ainda na última semana, o INSS sinalizou que poderá usar robôs para tentar acelerar o processo de diminuição da fila de espera para os pedidos de auxílios da autarquia. A informação se confirmará ainda nesta semana.

Nesse sentido, os robôs não teriam o poder de decidir quem pode e quem não pode receber o dinheiro de benefícios sociais. O plano é usar as máquinas para automatizar o processo de seleção e junção dos documentos enviados para a autarquia.

Hoje, estima-se que quase 3 milhões de brasileiros estejam na fila de espera do INSS. A maioria dos cidadãos que estão nesta situação, aguardam há mais de 45 dias. O número de cidadãos que aguardam por uma resposta aumentou também por causa da greve dos servidores.

O que é o limbo do INSS?

No caso específico do auxílio-doença, há uma situação complexa chamada de limbo. É o lugar em que ficam os cidadãos que solicitam o recebimento do benefício e que não ganham mais o salário da empresa, o que deixa o indivíduo em situação ainda mais difícil.

Quem solicita o auxílio-doença do INSS, deixa automaticamente de receber o salário da empresa em que trabalha. Quanto mais a concessão do benefício demora, mais tempo o cidadão passa sem receber nenhum tipo de ajuda.

Por fim, a expectativa é de que o retorno dos peritos médicos ao trabalho ajude a diminuir a fila de espera neste momento. O processo de marcação das consultas segue do mesmo jeito. Basta agendar o atendimento através do site ou app do Meu INSS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.