INSS deve liberar a segunda parcela do 13º salário ainda neste mês

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encerrou na última terça-feira (08) o pagamento da primeira parcela da antecipação do 13º salário aos aposentados e pensionistas. O abono foi distribuído tanto para quem recebe até um salário mínimo quanto para quem recebe mais que um piso nacional.

Normalmente, o salário extra é pago no segundo semestre do ano, mas com a antecipação, os segurados do INSS já estão recebendo o benefício. Além disso, o adiantamento do calendário foi efetuado com o objetivo de minimizar os impactos causados pela pandemia do coronavírus.

Devido a isto, os beneficiários da Previdência receberam 50% do valor do benefício nessa primeira rodada e deve receber a segunda parcela, possivelmente com desconto – aplicado caso o beneficiário declare o IPR.

Segunda parcela

A segunda parcela do 13º salário do INSS está prevista para ser paga ainda este mês. Seguindo este princípio, a distribuição começará no dia 24 de junho. Confira os calendários a seguir:

Beneficiários que recebem até R$1.100

Dígito final2ª parcela – Junho
124 de junho
225 de junho
328 de junho
429 de junho
530 de junho
601 de julho
702 de julho
805 de julho
906 de julho
007 de julho

 Beneficiários que recebem mais que R$ 1.100

Dígito final2ª parcela – Junho
1 e 601 de julho
2 e 702 de julho
3 e 804 de julho
4 e 906 de julho
5 e 007 de julho

Qual o valor do 13º salário?

Como já mencionado, a primeira parcela já disponibilizada foi com um valor equivalente a 50% do benefício concedido ao segurado, sem descontos. Já a segunda parcela, pode ter descontos devido ao Imposto de Renda.

Além disso, o abono é pago conforme a quantidade de meses em que o benefício foi concedido ao cidadão. Logo, o valor também deve variar conforme este princípio.

Por fim, a quantia a ser recebida pode ser consultada por meio do extrato encontrado no aplicativo “Meu INSS”. Basta acessá-lo e tirar suas dúvidas.

Veja: Confira o calendário de pagamento da 2ª parcela do 13º salário do INSS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.