INSS decidiu antecipar para SEGUNDA (18/03) pagamento do 13º SALÁRIO dos aposentados e pensionistas?

A antecipação do 13º salário pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma notícia que traz um suspiro de rompimento para milhões de brasileiros.

O 13º salário, uma das gratificações mais aguardadas pelos trabalhadores brasileiros, é também um direito garantido aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa bonificação, que corresponde a um salário extra pago no final do ano, representa um importante recurso financeiro para milhões de aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS em todo o país.Dessa forma, exploraremos os principais aspectos do 13º salário do INSS, desde seu funcionamento e antecipação até sua importância para a população beneficiada.

A antecipação do 13º salário pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma notícia que traz um suspiro de rompimento para milhões de brasileiros. Esse benefício adicional representa uma ajuda financeira significativa no final do ano. No entanto, o que acontece quando esse pagamento é antecipado? Vamos explorar essa questão em profundidade.

Decreto Presidencial confirma antecipação do 13º

A decisão de antecipar o 13º para aposentados e pensionistas do INSS veio do governo federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto para tal especificamente, publicado no Diário Oficial da União em 17 de março de 2024.

Este ato formal e importante destaca a relevância pública dessa ação beneficiada. A medida vai beneficiar mais de 30 milhões de segurados, representando um montante total de aproximadamente R$ 66 bilhões, sublinhando a magnitude e a importância econômica da medida para a população aposentada e pensionista do país.

Quem tem direito ao pagamento antecipado do 13º salário do INSS?

Os beneficiários elegíveis para a antecipação do 13º salário do INSS em 2024 incluem uma ampla gama de indivíduos . Além de aposentados e pensionistas, terão direito ao pagamento antecipado, segurados e dependentes que recebam em 2024 o auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

Além disso, aqueles que receberam benefícios previdenciários por menos de um ano, com o 13º salário sendo calculado de forma proporcional ao tempo de recebimento do benefício. No entanto, caso o benefício seja encerrado antes de 31 de dezembro de 2024, o beneficiário receberá um valor proporcional do abono anual.

Como e quando será feito o pagamento antecipado do 13º salário do INSS?

O pagamento do 13º salário será realizado em duas parcelas:

  • A primeira parcela será depositada junto com o benefício de abril.
  • A segunda parcela será depositada junto com o benefício no mês de maio.

Cronograma de pagamento antecipado do 13º salário

Segue abaixo o cronograma de pagamentos do INSS confirmado para abril e maio de 2024:

Para quem recebe até 1 salário mínimo

Final do NISabrilmaio
124/424/5
225/427/5
326/428/5
429/429/5
530/431/5
62/53/6
73/54/6
86/55/6
97/56/6
005/087/6

Para quem recebe mais de 1 salário mínimo

Final do NISabrilmaio
1 e 62/53/6
2 e 73/54/6
3 e 86/55/6
4 e 97/56/6
5 e 005/087/6

Como se preparar para receber o 13º antecipado?

Para os beneficiários do INSS que aguardam a antecipação do 13º salário, é crucial planejar como utilizar esse benefício adicional de maneira estratégica. Aqui estão algumas recomendações para se preparar para receber e gerenciar esse pagamento:

  • Avalie sua situação financeira atual antes de decidir como usar o 13º salário.
  • Faça uma lista de necessidades e prioridades, dividindo uma parte do 13º para despesas e outra para poupança.
  • Priorize o pagamento de dívidas, especialmente aquelas com altas taxas de juros.
  • Considere usar uma parte do 13º para criar ou aumentar uma reserva de emergência.
  • Use o 13º salário para investir em sua educação ou para fazer o dinheiro crescer.

Além disso, a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS é uma medida que traz ruptura e segurança financeira para milhões de brasileiros . Além disso, contribui para a injeção de recursos na economia, estimulando o consumo e a transferência financeira no país.

Lembre-se de se preparar adequadamente para receber esse benefício antecipado e fazer um planejamento financeiro cuidadoso. Desta forma, você poderá aproveitar ao máximo esse benefício e garantir uma melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.