INSS: ANTECIPAÇÃO do 13º salário para aposentados de número final 1,2,3,4,5,6,7,8,9 0 será liberada hoje (19/01)? Confira calendário de pagamentos

O pagamento antecipado do 13º salário para os segurados do INSS é uma prática recorrente do governo nos últimos anos. Essa antecipação visa proporcionar uma injeção de recursos aos beneficiários, ajudando-os a enfrentar despesas extras no início do ano. Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, o governo federal optou por antecipar o 13º salário do INSS para auxiliar os idosos, que estão no grupo de risco, a lidar com as dificuldades financeiras causadas pela crise sanitária. Desde então, essa antecipação tem sido mantida, e os aposentados e pensionistas passaram a receber o 13º salário no primeiro semestre, em vez do final do ano.

Antecipação do 13º salário do INSS em 2024

A expectativa para o ano de 2024 é que o 13º salário seja novamente antecipado para o primeiro semestre, como tem ocorrido nos últimos anos. Essa medida visa oferecer aos beneficiários uma renda extra no início do ano, quando muitos enfrentam despesas adicionais, como impostos e matrículas escolares.

Caso a antecipação do 13º salário do INSS seja mantida pelo governo federal, os pagamentos devem ocorrer entre os meses de maio e junho. Os depósitos são realizados de acordo com o limite de pagamento e o número final do benefício.

Calendário de pagamento da primeira parcela

A primeira parcela do 13º salário do INSS será depositada em maio para os beneficiários que recebem um salário mínimo. O calendário de pagamento da primeira parcela é o seguinte:

Final do BenefícioData de Depósito
13 de maio
27 de maio
38 de maio
49 de maio
510 de maio
63 de junho
74 de junho
85 de junho
96 de junho
07 de junho

Já para os beneficiários que recebem acima do salário mínimo, o calendário de pagamento da primeira parcela é o seguinte:

Final do BenefícioData de Depósito
1 e 63 de junho
2 e 74 de junho
3 e 85 de junho
4 e 96 de junho
5 e 07 de junho

Calendário de pagamento da segunda parcela

A segunda parcela do 13º salário do INSS será depositada em junho. Para os beneficiários que recebem até um salário mínimo, o calendário de pagamento é o seguinte:

Final do BenefícioData de Depósito
124 de junho
225 de junho
326 de junho
427 de junho
528 de junho
61 de julho
72 de julho
83 de julho
94 de julho
05 de julho

Para os beneficiários que recebem acima do salário mínimo, o calendário de pagamento da segunda parcela é o seguinte:

Final do BenefícioData de Depósito
1 e 61 de julho
2 e 72 de julho
3 e 83 de julho
4 e 94 de julho
5 e 05 de julho

Como consultar o recebimento do 13º salário do INSS?

Os segurados do INSS têm a opção de consultar os valores dos benefícios mês a mês e do 13º salário pela internet. O site Meu INSS oferece essa facilidade, sendo necessário fazer login e clicar no serviço de “Extrato de Pagamento”. Através dessa opção, é possível ter acesso ao extrato e a todos os detalhes sobre o pagamento do benefício. O aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos Android e iOS, também oferece a consulta dos valores.

No caso de não ser possível acessar a internet, é possível obter as informações ligando para a Central 135. Durante a chamada, será necessário informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Expectativa que a antecipação seja mantida

A antecipação do 13º salário do INSS tem sido uma prática recorrente do governo nos últimos anos, proporcionando uma renda extra no início do ano para os aposentados e pensionistas. No ano de 2024, a expectativa é que essa antecipação seja mantida, com os pagamentos ocorrendo entre maio e junho. Os beneficiários podem consultar os valores do benefício e do 13º salário através do site Meu INSS ou pelo aplicativo Meu INSS. Em caso de dúvidas, também é possível obter informações ligando para a Central 135.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.